Jornal Povo

ALUNOS DE JAPERI PARTICIPAM DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

Na manhã desta terça-feira (28), os alunos da Escola Municipal CIEP 401 – Lucimar de Souza Santos tiveram uma experiência das galáxias. É que, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, a escola conheceu o Planetário Itinerante da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA. Dentro de uma cúpula, os guias planetaristas das Olimpíadas Brasileira apresentaram uma aula prática de conhecimentos sobre a ciência e os alunos tiraram dúvidas sobre os planetas e constelações.

O projeto gratuito é da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ) e tem como objetivo preparar os alunos para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A competição acontece anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB). O exame é ofertado aos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas e privadas. 

Este ano o exame aconteceu no dia 20 de maio e teve participação de quatro alunos do CIEP 401. Entre eles, Beatriz Andrade da Silva Câncio e Dandara do Espírito Santo, ambas do nono ano e 14 anos de idade. Beatriz conta que sempre se interessou por assuntos do planeta e a experiência de participar do OBA foi marcante. “Pretendo participar das próximas provas e sei que posso ter um futuro na pesquisa científica”, contou.

Por sua vez, Dandara ressalta a importância da atividade prática para os alunos não ficarem somente com as explicações na sala de aula. “Graças a iniciativa da escola, eu conheci mais um pouco sobre astronomia e para minha surpresa me interessei bastante. Eu tinha certeza que queria ser juíza. Agora estou pensando em ser cientista”, confessou.

Para Luísa Ferreira, física e planetarista volutária do projeto, as escolas precisam incentivar o conhecimento científico para que das salas de aula saiam futuros físicos, químicos, biólogos e outros profissionais envolvidos com a pesquisa. “O Planetário Itinerante conta com a ajuda de universitários de vários cursos que são voluntários e fazem o projeto acontecer. Rodamos o Brasil inteiro levando experiência para quem gostaria de aprender mais um pouco sobre o céu.”

A Diretora do CIEP 401, Marcele Aparecida, destaca a importância de trazer um projeto como este para dentro das escolas de Japeri. “Ver os alunos interessados na continuação dos estudos sobre a ciência me faz ter a certeza que nosso trabalho está sendo desenvolvido de forma correta. Vê-los motivados com as nossas propostas é um desafio diário. Os resultados positivos que eles apresentam são importantes para o desenvolvimento da educação”.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.