Depois de 40 dias em testes na Baixada Fluminense, a integração tecnológica entre a plataforma da Uber e o serviço 190 da Polícia Militar foi aprovada.
E até o dia 15 de julho vai entrar em operação na capital.
Trata-se de um botão de alerta instalado no aplicativo, que tanto pode ser acionado pelo motorista quanto pelo passageiro em situações de emergência.
O pedido de socorro segue diretamente do celular de quem precisa de ajuda para o Centro de Controle Operacional da PM, setor responsável pelo mais que tradicional serviço do 190.
Lá, os operadores recebem, em tempo real, a localização e as outras informações (tais como placa do veículo, identidade do motorista e do passageiro) sobre a viagem em que foi originada a chamada.
Com os dados na tela, acionam a equipe mais próxima — que pode abordar o veículo.
Discrição
E o melhor: o contato é feito apenas por um toque na tela do celular, sem que ninguém precise teclar o número da central da PM — muito menos falar ao telefone.