Jornal Povo

Usina de biogás, gerado do lixo, é inaugurada em Macaé, no RJ

Durante a primeira fase, serão gerados um megawatts de energia limpa suficiente para abastecer cerca de quatro mil residências.

Nesta terça-feira (28), foi inaugurada a Usina de Biogás de Macaé, no Norte Fluminense. A unidade funciona dentro do complexo industrial do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), localizado a 25 quilômetros da área central, às margens da BR-101.

No local é gerada energia elétrica através do reaproveitamento do biogás produzido pelo lixo do município.

Essa Usina é a primeira da região. O investimento é de iniciativa privada e estimado em R$ 10 milhões.

Ao todo, são 30 poços de biogás instalados no entorno do CTR que vão gerar, nesta primeira fase, um megawatts de energia limpa, capaz de abastecer cerca de quatro mil residências.

A Usina de Biogás de Macaé é uma das três do gênero em funcionamento no Estado do Rio de Janeiro.

“Projetos de sustentabilidade, como esse aqui da Usina, são importantíssimos. Em Macaé há um trabalho intenso atrás de novas tecnologias. Buscamos sempre o desenvolvimento econômico para a chegada de novas empresas, e a consequente geração de empregos. É fundamental que o município tenha uma atratividade cada vez maior, para o empresariado poder investir aqui. Isso está acontecendo de uma maneira muito forte e até surpreendente”, disse o prefeito de Macaé, Welberth Rezende.

O Secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal de Macaé, José Vasconcelos de Luna Júnior, explicou que a inauguração aconteceu após a realização de testes.

“O projeto estava em fase experimental. Agora essa ferramenta está funcionando. Aqui se gera economia e o ambiente é cuidado de forma responsável”, afirmou.

Transformando lixo em energia elétrica

O diretor do CTR, Schulim Berger, explicou o funcionamento da Usina de Biogás.

“A nossa pequena central termoelétrica gera energia através do gás metano. Na atmosfera, o metano causa o efeito estufa. Nós captamos esse metano e geramos energia. O lixo realmente se transforma em energia”, assegurou.

O engenheiro da CTR, Zilton Fonseca, falou especificamente sobre o processo de produção.

“Nos aterros sanitários, por um processo de engenharia, fazemos poços para a captação do gás. Levamos para uma central. Aí o biogás é tratado e vai para um motor ligado a um gerador, que produz energia elétrica”, explicou.