Jornal Povo

Datafolha mostra Castro e Freixo empatados tecnicamente na intenção de votos para o Governo do Rio

Instituto ouviu 1.218 eleitores em 32 municípios do estado entre quarta e sexta-feira desta semana

Rio – Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (1º) aponta que o governador do Rio Claudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) estão tecnicamente empatados nas intenções de voto para a disputa pelo Palácio Guanabara. O levantamento mostra Castro com 23% das intenções de voto, contra 22% de Freixo. No cenário que considera a presença do ex-governador Anthony Garotinho (União), Castro aparece com 22%, e Freixo, 21%.

Castro e Freixo continuam empatados tecnicamente, como registrado na pesquisa divulgada em abril. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Pré-candidato do União Brasil, Garotinho aguarda decisão judicial para confirmar se poderá disputar as eleições. Ele responde a duas condenações em segunda instância, que o tornam inelegível, uma delas por improbidade administrativa e outra por cooptação de votos.

Ainda neste cenário, os demais candidatos estão quase todos tecnicamente empatados: o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), com 7%, Eduardo Serra (PCB), com 6%, e Cyro Garcia (PSTU), com 5%. O coronel Emir Larangeira (PMB), o ex-presidente da OAB Felipe Santa Cruz (PSD) e o deputado federal Paulo Ganime (Novo) registraram 2% das intenções de voto.

O levantamento revela também que 22% dos eleitores pretendem anular o voto em outubro. Na pesquisa divulgada em abril, esse percentual era 33%. Entre os entrevistados, 10% ainda não sabem em quem votar. Na última pesquisa do Datafolha no Estado do Rio, Freixo aparecia na liderança da disputa, com 22%, seguido por Cláudio Castro, com 18%.O Datafolha ouviu 1.218 eleitores em 32 municípios do Rio de Janeiro entre quarta e sexta-feira desta semana.

Confira o desempenho dos candidatos:

Cláudio Castro (PL) – 22%Marcelo Freixo (PSB) – 21%Anthony Garotinho (União) – 7%Rodrigo Neves (PDT) – 6%Eduardo Serra (PCB) – 5%Cyro Garcia (PSTU) – 4%Felipe Santa Cruz (PSD) – 2%Paulo Ganime (Novo) – 2%Coronel Emir Larangeira (PMB) – 2%Branco/Nulo – 20%Não sabe – 10%