Jornal Povo

Nova Iguaçu:”Feira de Artesanato reúne forças da cidade e do campo”

Divulgação Fenig/PMNI

Fotos/Fenig.

Artesanato é a arte de transformar peças do dia a dia em algo surpreendente, belo e útil, através das mãos e da criatividade. Artesanato é transformar. Doraci Gomes, de 51 anos, é uma agente transformadora que pensa a criação como uma forma de sustento, através do amor pelo que faz. Esse é o espírito dos artesãos e das artesãs que, junto com ela, construíram a Associação de Artesanato Unindo Forças na Cidade e no Campo em Nova Iguaçu.

Doraci assumiu a presidência da instituição voltada para a integração e desenvolvimento dos profissionais. A Feira da Associação acontece de 15 em 15 dias, todas as segundas-feiras, na Praça Rui Barbosa, no Centro de Nova Iguaçu. Além disso, na sede da instituição, na  rua Luiz de Lima, 420, no Centro de Nova Iguaçu, são comercializados produtos e ministrados cursos, de segunda a sábado, das 9h30 às 18h.

“Quando eu comecei com o artesanato foi para desenvolver e aumentar o sustento da minha família. Hoje o artesanato é o carro-chefe da minha família, por onde eu me mantenho e sobrevivo”, conta Doraci.

“Amo o que faço. Produzo cortinas, jogos de cozinha. Desenvolvi a técnica através dos cursos do Eco Design na UFRJ, em Belford Roxo. Eu sou Educadora e Especialização em Economia Solidária. Eu acredito no desenvolvimento e que podemos mudar o mundo através de ações solidárias”, reforçou a artesã que há um ano iniciou a Associação com um grupo de artesãos do município. A diversidade de técnicas é uma das marcas da feira.

“As pessoas trabalham também com gastronomia, plantas e acessórios, entre outros produtos feitos na cidade e no campo”, completou.

A Associação foi criada a partir do Fórum Economia Solidária. “Somos 63 associados e 22 estão no Fórum. Além do nosso município, nós fomos convidados para participar da Feira da Praça do Quintal, no Centro do Rio, e de uma feira em Campo Grande. O objetivo é que possamos fazer parcerias com a Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig, para o desenvolvimento dos profissionais integrando quem é do campo e da cidade numa ação de Economia Solidária”, finalizou Doraci Gomes.