Jornal Povo

A poesia de Jr Junior na Sala Fenig Tarde de Autógrafos do livro “Pente Fino – Pra Passar na Cabeça”, de Jr Junior

Morador de Nova Iguaçu, o poeta e escritor Jr Junior é integrante do icônico “Desmaio Públiko” desde 1991, quando grupo de poetas foi criado. “O Desmaio Públiko foi a minha ‘escola’. De onde veio toda a inspiração para ler e escrever”, disse o autor do livro “Pente Fino – Pra passar na cabeça”, que Jr Junior autografa nesta sexta-feira (08), às 14h, na Sala de Leitura Fenig, no terceiro piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu. A ação é do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita, da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.


“Em 2008 juntei todos os meus poemas que estavam anotados em pedaços de papel, digitalizei, e fiz uma seleção e revisão em todos eles. Na ocasião meu filho Gabriel estava com sete anos de idade. Certo dia, enquanto eu digitalizava meus poemas, fui interrompido com os gritos dele reclamando da mãe estar passando um pente fino em sua cabeça. Na mesma hora fui até ele e fiz uma “canção”, o descontraindo e fazendo que o pente fino passasse despercebido. Esta “canção” improvisada virou um pequeno poema infantil, que dei o nome de Pente Fino. Como a seleção de poemas que eu estava fazendo era também uma espécie de pente fino, achei que tudo aquilo estava ligado e daí nasceu o livro”, relembrou Junior.
Paulo Leminski, Mario Quintana, Cacaso e Manoel de Barros estão entre os autores favoritos de Jr Junior. “Gosto de todos eles, pelo poder de comunicar muito em poucas palavras. Meus estilos preferidos são Poesia e Romance, onde destaco Mia Couto, pela maneira poética de redigir suas histórias”, afirmou o autor.
“Pente Fino – Pra passar na cabeça” é uma coletânea de poemas curtos (haicais, concretos e visuais), publicados no fanzine Desmaio Públiko, desde 1991. O livro é no formato “livro de bolso”, inspirado num projeto criado no Desmaio, chamado “Cobaia”. Segundo Junior, a sugestão é que seja uma leitura rápida, estimulada por um livro que possa ser transportado com facilidade.
“Penso ser de extrema importância facilitar o acesso à leitura. E o contato criado entre autores e público, pode estimular as pessoas a se tornarem autores, também”, afirmou Jr Junior sobre a ação Livros para Voar, da Fenig, que promove a Tarde de Autógrafos e a distribuição de livros em Nova Iguaçu.
Além da Tarde de Autógrafos, a ação “Livros para Voar” recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. São 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu); na Sala de Leitura Fenig no TopShopping; Prefeitura de Nova Iguaçu; Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Posse; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula Nova Iguaçu.

Data: Sexta-feira – 08/07/2022
Hora: 14h
Local: Sala de Leitura Fenig – terceiro piso – TopShopping – Centro de Nova Iguaçu