Jornal Povo

Escola Municipal Anna Eugenia dos Santos completa 44 anos

A Escola Municipal Eugênia Ana dos Santos a primeira escola fundada dentro de um terreiro de candomblé completa 44 anos de fundação.

A Escola Municipal Eugênia Ana dos Santos é uma escola pública de Salvador que tem por finalidade a preservação da identidade do afro descendente.

Instalada dentro do terreiro de Ilê Opó Afonjá em salvador em São Gonçalo do Retiro , a escola iniciou a funcionar em 1978 com o nome de Mini Comunidade Nesta época era uma creche que atendia crianças com idade entre 6 meses e 5 anos. Isso foi possível graças aos esforços da celebre Mãe Stela de Oxossi a seus membros do corpo de Obás da casa.

A partir de 1986 tornou-se escola de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental com o nome de Escola Eugênia Ana dos Santos, em homenagem à primeira Yalorixá e fundadora do Terreiro (Mãe Aninha), cujo o sonho era que seus filhos estudassem e tivessem uma formatura.

A escola foi municipalizada em 1998 e atende a cerca de 350 alunos na faixa etária de 6 a 14 anos com turmas de CEB (Ciclo de Estudos Básicos), terceiras e quartas séries.

aprendizado da língua ioruba

Em 1999 foi implantado o Projeto Político Pedagógico Irê Aió (Caminho da Alegria) que está pautado na História e cultura do povo afro-brasileiro.

Hoje o terreiro é dirigido pela Pedagoga Mãe Ana de Xangô que também leciona na escola , tem uma grande preocupação com a continuidade do aprendizado da religião de matriz africana e de incentivo ao jovens do axé a desenvolver atividades culturais do axé e registro de memoria da casa.

Mãe Ana assumiu a cadeira da casa no inicio do mês , sendo a sexta Yalorixá a dirigir a casa, onde a fundadora Mãe Anna hoje dia 13 de julho completa 153 anos de nascimento.

fonte e imagens : site wikipedia