Jornal Povo

Em Ação:”Detran e polícia farão quatro operações por dia até o próximo domingo contra motos sem placa”

Uma ação integrada com a participação do Detran, Polícia Militar, Polícia Civil e Detro, fará quatro operações diárias, até o próximo domingo (24) contra a circulação de motos sem placa no Rio. Nesta terça-feira (19), foram rebocadas 32 motos, aplicadas 96 multas — além de 27 veículos encaminhados para postos de vistoria, com o objetivo de que suas irregularidades sejam corrigidas.

O primeiro dia da operação, segunda-feira (18), teve ações na Barra, em Botafogo, Del Castilho e Rodoviária. Ao longo da segunda-feira, foram 300 veículos abordados, 225 autuações de trânsito, 53 motos removidas e 73 veículos encaminhados ao posto do Detran.RJ.

Mancha criminal e câmeras portáteis

Os pontos onde serão realizadas as operações, segundo o Detran, foram definidos conforme denúncias que chegam ao órgão e também pela mancha criminal indicada por estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP) — que identificou, recentemente, um grande número de ocorrências praticadas por pessoas que se deslocam neste tipo de veículo para cometer delitos.

Os policiais militares estão atuando nas blitzes usando câmeras portáteis. Os veículos apreendidos são levados para dois pátios do Detro, localizados nos bairros do Engenho da Rainha e de Vargem Grande.

A fiscalização têm como alvo principal motos sem placas e irregulares, mas que qualquer outro veículo, em situação irregular, poderá ser monitorado, multado ou rebocado pelos agentes de segurança pública e de trânsito durante a blitz.