Jornal Povo

Vereadores de Campos são citados em suposto esquema de fraude no transporte escolar

Dois vereadores de Campos dos Goytacazes, foram denunciados por participação em um esquema de fraude e organização criminosa envolvendo o transporte escolar rural no município.

Uma mulher, coordenadora estadual de Educação, também estaria envolvida no esquema.

A denúncia é de que os vereadores Maycon Cruz e Marquinho do Transporte, juntamente com a coordenadora Estadual de Educação, Neide Mara Gomes Palmeira, teriam interferido na realização da licitação na qual o ganhador seria um assessor político de um dos vereadores, sendo o mesmo dono de uma empresa que presta serviço de transporte.

O caso foi encaminhado ao Ministério Público e 134ª Delegacia de Polícia do Centro, de acordo com a advogada Larissa Caldas que está orientando os empresários que se sentiram lesados. O valor da licitação gira em torno de R$ 10 milhões.

Segundo um dos denunciantes, Jasalvo Borges dos Santos, o esquema foi montado para que as outras empresas perdessem a licitação e só as empresas ligadas ao esquema dos vereadores fosses as vencedoras.“

A situação foi feita de modo a desclassificar todas as empresas e deixar apenas as envolvidas no esquema como vencedoras. É um complô.

Isso já vem de anos e precisa acabar. Agora Marquinho se juntou com Maycon Cruz que nomeou Neide que era sua assessora, como coordenadora e fizeram uma máfia.

O mesmo carro que vai trabalhar para a Prefeitura, vai trabalhar para o Estado” disse.O empresário disse ainda que esse esquema vem de anos e de outros governos.

O mesmo só soube da licitação na última sexta-feira (22), não conseguindo tempo ágil para a retirada da certidão, um dos documentos exigidos e que leva três dias para ficar pronta.

“Isso aí vem de muitos anos, de outros governos. Nas empresas que ele ganhou, tem assessores dele com ganhadores de licitações do estado, sem concorrência e com preço cheio porque desclassificou as outras” contou, acrescentando que “ a documentação deveria ser entregue na segunda, às 10h, para a classificação.

Só a empresa dele que estava com tudo pronto, pois tinham informação privilegiada”.

O denunciante falou que o vereador Maycon Cruz interferia na hora, via telefonemas.

“ O vereador se metia na hora que você ia dialogar com a diretora, que pareciam perdidas na situação. Ele ligava na hora da licitação. Eu pedi para colocar na ata que ele estava ligando, mas após ligarem da coordenadoria, mandaram tirar da ata, mas tudo isso está documentado.

Isso já acontecia nas Prefeituras, agora partiram para o Estado. Fraudar licitação pública, dinheiro que era para melhorar a escola, alimentação dos alunos. Aqui temos representantes que trabalham para o Estado a 10, 15 anos, nunca viu isso acontecer” concluiu.

O vereador Maycon Cruz informou que ” Desconheço tal fato, pois não tenho nenhuma gerência ou autoridade na rede estadual de educação.

Não compactuo com ilicitudes, e gostaria saber de onde saiu essa suposição, pois irei tomar as medidas jurídicas cabíveis.

Não admito tentarem associar o meu nome a qualquer tipo de esquemas”.

Fonte: Radar Campos

Colaboração: Ricardo Xerém Jornalista