Jornal Povo

Polícia interdita casa de repouso por tortura e sequestro de idosos e prende duas pessoas

A Polícia Civil do Rio interditou, neste domingo (7), uma clínica de repouso para idosos, após denúncias de maus-tratos. Agentes da 35ª DP (Campo Grande) receberam os relatos de estagiários da Casa de Repouso Laço de Ouro, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, e foram ao local checar as informações. Ao chegar no estabelecimento, os policiais encontraram o local em péssimo estado, inclusive com idosos com fome. Parentes relataram dificuldade para fazer visitas aos internos.

Duas pessoas foram presas em flagrante: a dona da casa de repouso, Vanessa da Silva Ferro e Manoel Alves Paulino, um funcionário. A autuação foi pelos crimes de tortura, sequestro e cárcere privado e maus-tratos contra idoso. O técnico de enfermagem Rafael Venâncio foi detido, mas não foi autuado e liberado após prestar depoimento.

Durante a noite de domingo, profissionais da prefeitura do Rio estiveram na casa de repouso avaliando o estado de saúde dos 29 idosos que estavam no local. Após a avaliação médica, as equipes de assistência social irão entrar em contato com os parentes para saber se eles possuem condições de recebê-los. Caso contrário, serão levados a abrigos públicos.

Um paciente foi transferido em estado grave para a UPA de Campo Grande, com úlcera por pressão (lesões na pele por ficar muito tempo numa mesma posição). Outro idoso foi levado para o Hospital Municipal Rocha Faria. Há suspeitas de que ele tenha uma infecção. O paciente foi hospitalizado para a realização de mais exames. Os demais idosos passaram por triagem mas não houve necessidade de transferi-los para uma unidade de saúde.