Jornal Povo

De férias no Brasil, americano baleado durante tiroteio estava hospedado na casa de amiga na Zona Norte do Rio

Os amigos do turista americano Joseph T. Thomas, de 28 anos, baleado no pescoço durante um confronto entre milicianos no Morro do Fubá, em Cascadura, Zona Norte da cidade, estão apreensivos em relação à saúde dele e à falta de informações por parte da direção do Hospital Salgado Filho, onde o estrangeiro está internado desde ontem. De acordo com Bianca Silva, médicos da unidade de saúde não têm dado informações suficientes a respeito de Joseph.

— Sabemos apenas que ele passou por uma cirurgia para retirar a bala e que está intubado. Não temos mais detalhes. O hospital não está dando suporte. A gente pergunta as coisas e ninguém sabe informar nada. Não há nenhum esforço. Queremos tirar ele daqui o mais rápido possível para levá-lo a um hospital particular que aceite o plano dele — afirmou Bianca.

Já por outro lado, Mikael Oliveira, também amigo de Joseph, e que estava na unidade de saúde na tarde de hoje, informou à reportagem que o Consulado dos Estados Unidos aqui no Brasil tem prestado apoio a eles (amigos) e aos familiares do americano.

— Eles estão correndo atrás de tudo. A mãe do Joseph, por exemplo, ainda não entendeu o que realmente aconteceu com o filho. Ela não tem toda a informação. Como ela mora nos Estados Unidos, o consulado está conversando com ela aos poucos. Eles também estão buscando informações para saber o que o plano de saúde dele cobre e para onde ele poderia ser transferido — explicou Mikael.

O amigo continua dizendo que conheceu Joseph quando ele veio fazer intercâmbio no Brasil, há quatro anos.

— Ele ficou aqui por sete meses para um intercâmbio e nós nos conhecemos em um aplicativo de línguas. Eu tentava ajudá-lo com o português e ele tentava e ajudar com o inglês, aí viramos amigos. Uma vez ele me disse que eu fui o único brasileiro que não tentou extorqui-lo — ressaltou.

Por fim, Mikael lamentou a situação do amigo, e disse que torce para que ele se recupere.

— Ele chegou no mês passado para passar as férias e ia embora no dia 20 de setembro. Espero que fique tudo bem. Eu sou o melhor amigo do Joseph. O vínculo mais forte que ele tem aqui no Brasil é comigo — concluiu.

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o estado de saúde do americano continua grave. Ainda não há informações se ele será transferido para outro hospital.

Questionada sobre críticas ao atendimento, a direção do Hospital municipal Salgado Filho (HMSF) informou, por meio da Secretaria municipal de Saúde, que “Joseph está internado em leito para pacientes graves, em uso dos equipamentos de suporte à vida necessários e recebendo todo o cuidado da equipe médica”. A nota diz ainda que “como o paciente é estrangeiro e não tem parentes ou representantes legais no Brasil, todas as informações são prestadas ao Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, órgão responsável pelos cidadãos americanos no país.”

O hospital informou ainda que “alguns amigos também receberam informações gerais da equipe médica, porém os detalhes do quadro clínico são restritos ao Consulado, que os repassa à família”.