Jornal Povo

Bandidos atacam dois ônibus da mesma linha

Bandidos invadiram dois ônibus da mesma linha, a 383, que faz o trajeto Praça da República Realengo), para assaltar passageiros no começo da manhã desta sexta-feira, num espaço curto de tempo. No Maracanã, na Zona Norte do Rio, em frente ao campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a tentativa de assalto, por volta das 6h, foi frustrada por um policial militar de folga que estava entre os passageiros. O PM reagiu e matou um dos bandidos. O outro fugiu. Por volta das 8h50, outro coletivo que faz o mesmo itinerário também foi alvo de bandidos na Cidade Nova, em frente à sede da Prefeitura do Rio.

De acordo com relatos de passageiros do primeiro ônibus, dois homens anunciaram o assalto quando o coletivo estava na Rua São Francisco Xavier, altura do portão 5 da Uerj, e foram surpreendidos pelo PM que estava no veículo e reagiu. Pelo menos um dos assaltantes portava uma réplica de pistola, segundo a PM. Os vidros dianteiros do veículo tinham várias marcas de tiros.

Uma passageira que estava no segundo ônibus assaltado contou que dois bandidos subiram pela porta de trás do coletivo ainda no Maracanã. Eles estavam aparentemente desarmados e não chegaram a anunciar o assalto, mas começaram a furtar pertences dos passageiros.

Quando o coletivo já estava na Cidade Nova, uma mulher percebeu a ação dos marginais, desceu do ônibus e chamou policiais militares que estavam numa viatura, naquele local. Um dos bandidos, que tinha sotaque estrangeiro — possivelmente de país latino-americano — foi preso. Segundo passageiros ele agiu com um comparsa, que conseguiu fugir.

O motorista do ônibus Rondineli Brilhante contou que o homem que foi preso entrou no coletivo, pagou passagem e e seguiu viagem. Ele não se recorda o local exato que o criminoso embarcou. Em frente à sede da prefeitura, uma das vítimas, que teve seu celular furtado, saltou e informou aos policiais militares do 4º BPM (São Cristóvão) que um homem havia levado celulares de passageiros. Outras duas pessoas foram furtadas e também prestaram depoimento na 6ª DP (Cidade Nova).

Rondineli disse que trabalha na empresa há sete anos e os relatos de assaltos nesta linha são constantes.

— O último assalto comigo foi há mais de um ano na estação Riachuelo. Deus ajuda — disse.

De acordo com as vítimas, o homem agiu acompanhado de um outro comparsa. Os policiais que faziam o patrulhamento da região entraram no coletivo, nesse momento, o outro homem fugiu. Já o preso, escondeu um dos celulares furtados debaixo dos bancos. Um dos três celulares foram recuperados.

Num primeiro momento, o preso disse ser argentino. Na delegacia, ele mudou a nacionalidade e informou ser colombiano. Ele estava sem documentos e afirmou estar em situação regular no país. Ele foi encaminhada para a 19ª DP (Tijuca) e a Polícia Federal também será notificada, por se tratar de estrangeiro.

A polícia ainda investiga se o estrangeiro tem relação com a tentativa de assalto que aconteceu nesta manhã, em frente a Uerj.

m clima de insegurança ronda essa linha. Na última terça-feira (9), um ônibus da 383 foi alvejado por tiros próximo ao Morro do Fubá, também na Zona Norte. Pelo menos duas pessoas ficaram feridas. O motorista levou as vítimas até o 8º Grupamento de Bombeiros Militar, em Campinho. Os bombeiros ajudaram no socorro e as duas foram levadas para o hospital em ambulâncias do SAMU.

Na ocasião, moradores do Morro do Fubá e de bairros no entorno da comunidade relataram nas redes sociais uma intensa troca de tiros entre grupos criminosos rivais. O tiroteio seria entre bandidos da milícia e do tráfico de drogas que disputam o território. A Polícia Militar confirmou que um homem foi encontrado morto na Rua Padre Telêmaco, em Cascadura, e a Delegacia de Homicídios da Capital foi acionada.