Jornal Povo

Morre turista americano baleado na Zona Norte do Rio

Morreu na madrugada desta sexta-feira (12) o turista americano Joseph Trey Thomas, de 28 anos, baleado no pescoço dentro da casa de uma amiga na tarde desta terça-feira (9) durante confronto entre milicianos rivais na Travessa Souza Andrade, próximo ao Morro do Fubá, em Cascadura, Zona Norte do Rio. A informação foi confirmada pela amiga dele, Bianca Silva.

O rapaz, inicialmente foi socorrido ao Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, passou por uma cirurgia e respirava com ajuda de aparelhos. Na quarta-feira (11), ele foi transferido para o Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul, mas não resistiu aos ferimentos. Em nota, a direção da unidade de saúde disse que se solidariza com os familiares do paciente.

Joseph dava aulas de língua portuguesa na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, onde morava com a mãe. Ele estava no Rio desde o mês de julho para passar as férias pela segunda vez, onde ficaria até o dia 20 de setembro. No tiroteio, outras três pessoas ficaram feridas. Uma delas, que não teve o nome divulgado, foi encontrada morta na Rua Padre Talêmaco. As outras duas estavam dentro de um ônibus da linha 383 que faz o trajeto Realengo x Praça da República.

Durante a internação do turista, seu melhor amigo, Mikael Oliveira, contou que o conheceu quando Joseph fez um intercâmbio no Brasil, há quatro anos.

— Ele ficou aqui por sete meses para um intercâmbio e nós nos conhecemos em um aplicativo de línguas. Eu tentava ajudá-lo com o português e ele tentava me ajudar com o inglês, aí viramos amigos. Uma vez ele me disse que eu fui o único brasileiro que não tentou extorqui-lo — ressaltou Mikael.

Ainda segundo o amigo, o corpo do turista deve ser levado para Los Angeles, cidade onde ele morava. Até o momento não foi confirmado quando o traslado irá acontecer.