Jornal Povo

Flu sofre apagão criativo, perde para o Inter e interrompe sequência invicta no Brasileiro

O Fluminense sofreu um apagão criativo e teve a invencibilidade de dez jogos no Brasileiro quebrada com uma derrota merecida para o Internacional, fora de casa, por 3 a 0, gols de Bustos, Alemão e Carlos de Penna. O resultado fez ainda com que a equipe desperdiçasse a chance de assumir a vice-liderança isolada do campeonato, que agora pertence ao Flamengo. Com 38 pontos, o time tricolor cai para quarto colocado, a dez pontos do líder Palmeiras. Agora, o Fluminense vira o foco para as quartas de final da Copa do Brasil, contra o Fortaleza, na próxima quarta-feira, no Maracanã, após 1 a 0 fora.

No Beira-Rio, desde o primeiro minuto, o Inter adotou postura implacável na marcação. Não deixou o Fluminense respirar e fazer a saída de bola que está acostumado. Mesmo com uma maior posse de bola, a equipe carioca não conseguia fazer uma transição ao ataque para gerar situações de gol. O Inter se mantinha compacto na marcação no campo de ataque, sobretudo sobre André, que não conseguia levar o time ao ataque.

Ao roubar a bola, o time da casa fazia mutirão sobre a defesa tricolor, com troca de passes em velocidade. Foi quando acertou a trave e assustou pela primeira vez. Quando André tentou receber de costas mais perto da área, pelo lado esquerdo, a pressão subiu novamente e a bola sobrou para Bustos, que chutou cruzado e venceu o goleiro Fábio.

Do outro lado, Ganso errava passes não conseguia criar, o que fez também com que Cano tivesse poucas chances de finalizar, sempre muito bem marcado. As principais válvulas de escape eram com Caio Paulista na dobradinha com Árias pelo lado esquerdo do ataque, mas o colombiano não vivia seus melhores dias tecnicamente. Normalmente o Inter ainda estava com a linha baixa em sua defesa e conseguia conter as investidas. Nonato, emprestado pelo clube gaúcho e fora do jogo, teve a ausência sentida nessa transição.

No segundo tempo, Fernando Diniz trocou Manoel por Felipe Melo, para tentar melhorar a saída de bola. O Fluminense seguiu com muitas dificuldades de criação, enquanto o Inter adiantou sua equipe e investiu mais pelo lado direito do ataque. Diniz lançou em seguida Nathan para atacar aquele setor, e fazer o Inter recuar. Não surtiu o efeito desejado. Além de tecnicamente, o time carioca pareceu também cair de produção do ponto de vista físico.

Em nova saída errada, o Inter fez transição em velocidade, Maurício arrancou livre e tocou na saída de Fábio para ampliar, mas Alemão estava impedido no início da jogada. Mesmo assim, Diniz pareceu sentir o peso do jogo e preservou alguns jogadores. Saíram Cano e Ganso, cansados, para as entradas de Willian e John Kenedy. No minuto seguinte, o Inter pressionou, Alemão recebeu entre os zagueiros, venceu Felipe Melo, e marcou o segundo, agora validado. Com o Fluminense cambaleando, desorganizado, o time gaúcho fez o terceiro, de novo em roubada de bola, com Carlos de Penna.