A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (15), o pai e a madrasta de duas crianças de 6 e 7 anos de idade, pelos crimes de tortura, abandono de incapaz, sequestro e cárcere privado, abandono material e abandono intelectual. As prisões ocorreram após a 36ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio expedir mandados de prisão preventiva contra o casal.
O caso chegou à polícia após médicos de um posto de saúde perceberem sinais de desnutrição e maus-tratos na criança mais velha, quando esta foi levada para a unidade para receber atendimento após passar mal, em fevereiro deste ano. Os profissionais de saúde fizeram contato com o conselho tutelar que levou os dois irmãos para o Hospital Municipal de Piedade, onde foi confirmado que ambos estavam desnutridas e com diversas marcas no corpo, indicando maus-tratos e tortura.
Segundo a polícia, as crianças ficavam trancadas em um pequeno quarto durante o dia inteiro e não frequentavam escola.
Acionado pelo Conselho Tutelar, o Ministério Público realizou notícia-crime para apurar as circunstâncias em que os menores foram encontrados. Após localização por parte do setor de inteligência da 23ªDP (Méier), policiais civis detiveram o pai das crianças no local de trabalho, em Ipanema. A madrasta foi detida pelos agentes na comunidade onde mora, na favela do Jacarezinho.