Por: Henrique Barack Obama, Idealizador e Empresário carioca.
Idealizado pelo empresário carioca Henrique Barack Obama, www.obamismo.org, defende projetos de fácil implementação que atuam na área da economia, da cultura e da política
O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama II, foi homenageado em uma recente proposta de corrente filosófica e política. Implementando ideais vanguardistas ao mesmo tempo que procura se desassociar de movimentos já difundidos ao redor do globo, como o comunismo, o socialismo e o capitalismo, o Manifesto Obamista, ou Obamismo, surge com o intuito de intensificar projetos voltados para o setor econômico, ambiental, cultural e social.
De acordo com o empresário e idealizador do Obamismo, Henrique Barack Obama (53), o movimento lançado no último 08 de setembro aposta em projetos de fácil implementação que visam promover a transformação no campo político e, principalmente, no cotidiano da população. “Por ser fruto da reflexão desenvolvimentista, a corrente propõe o equilíbrio e o respeito, afastando-se de qualquer radicalismo ou absolutismo perante aos demais pensamentos. Com isso, queremos apresentar soluções realmente eficientes para sanar problemas seculares que ainda perduram no contexto contemporâneo”, ressalta.
Ainda de acordo com Henrique Barack Obama, que também é professor, escritor, palestrante e candidato a Deputado Federal do Rio de Janeiro, os “obamistas”, aqueles que aderem à proposta, defendem 16 pilares essenciais para a implementação das pautas agregadas ao movimento. Entre elas destacam-se a distribuição de renda de forma meritocrática, a propagação da responsabilidade socioambiental para a preservação das espécies, a preservação da identidade cultural dos povos, o intercâmbio de tecnologias e a descentralização da economia entre nações com o intuito de minimizar os riscos de concentração de capital.
Homenagem
Nascido no Estado do Rio de Janeiro com o nome de Cláudio Henrique dos Anjos, a alcunha de Barack Obama brasileiro surgiu em 2007 devido à semelhança com os ideais defendidos pelo estadunidense. Ativista político e criador do movimento antirracista “Afrodesenvolvimentista”, Henrique ganhou notoriedade com o documentário “The Obama Samba”, produzido pela Frontline World, que destacou a popularidade de sua campanha eleitoral ao concorrer para prefeito do município de Belford Roxo no ano de 2008.
Após ser convidado para participar presencialmente da cerimônia de posse de Barack Obama no ano de 2009, Henrique acionou a justiça brasileira para incluir o nome do norte-americano em seus documentos oficiais. Agora Cláudio Henrique Barack Obama dos Anjos, o empresário afirma que a perseverança do ex-presidente serviu de inspiração para solidificar o Manifesto Obamista.
“O que se iniciou com uma brincadeira acabou se tornando uma grande homenagem. Ao se espelhar nas filosofias de um homem obstinado que sempre promoveu grandes mudanças para a própria nação e também para o mundo, creio que o Obamismo possui as vertentes necessárias para difundir a inclusão, o respeito e a esperança de uma vida melhor a todos os cidadãos”, conclui.