Jornal Povo

Alerta Amarelo, Chuvas Intensas:”Defesa Civil libera volta das atividades no centro histórico de Petrópolis”; Alertas e Sirenes a todo momento.

O centro histórico de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, ficou fechado por uma hora devido ao forte temporal que atingiu a região nesta terça-feira. Às 14h32, a Defesa Civil do município liberou a volta das atividades comerciais no local, devido a tendência de redução da intensidade das chuvas. O órgão também acionou as sirenes no bairro Independência e pediu para a população das áreas de risco se deslocarem para o ponto de apoio da comunidade, na Escola Municipal Alto Independência, mas até as 18h, não houve entrada. A previsão para as próximas horas é de chuva fraca a moderada no município.

Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra um alagamento na Avenida Koeler, uma das principais do centro histórico. Uma das pistas aparece coberta de água e carros transitando lentamente. Um outro registro foi feito na Rua Teresa, no bairro Alto da Serra. As imagens mostram uma enxurrada com lama e entulho sendo arrastados pela encosta situada na parte de trás de um posto de combustíveis.

Também foi registrado um alagamento no cruzamento da Rua Coronel Veiga com a Rua Marquês de Paraná, no bairro Valparaíso. Um vídeo mostra a enxurrada arrastando contêineres de lixo pela rua. A primeira foi interditada às 13h07 e liberada às 14h24.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou os maiores acumulados de chuva em 1h nas seguintes estações:

  • 70,8 mm às 13h54 na estação Independência-Taquara;
  • 48,2 mm às 13h45 na estação São Sebastião1-Vital;
  • 47,2 mm às 13h54 nas estações Vila Felipe1-Campinho e 24 de Maio.

A Defesa Civil informou ainda que a quantidade já era esperada tendo em vista o período de chuvas, que corresponde aos meses entre setembro e março.

O órgão acrescentou que “o Plano de Contingência para o verão 2022/2023 prevê diversas ações que já foram postas em prática, como a ampliação dos pontos de apoio, a capacitação das comunidades, o mapeamento participativo, a atualização dos protocolos de alerta e alarme, o treinamento dos lojistas do Centro Histórico para casos de inundações, o simulado de evacuação de comunidades e o treinamento dos motoristas”.

Passagem de frente fria

De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, do Clima Tempo, a chuva intensa na região de Petrópolis foi provocada por pela passagem de uma frente fria sobre o estado do Rio. Toda a Região Serrana teve chuva moderada a forte, acumulando de 45 mm a 65 mm em poucas horas.

Esta frente fria segue para o Espírito Santo e a chuva enfraquece sobre o estado do Rio de Janeiro nesta quarta-feira. A Região Serrana ainda terá muita nebulosidade o dia todo, com chance de algumas aparições do sol. Mas ainda tem previsão de chuva fraca e moderada à tarde e à noite.

O tempo úmido persiste na quinta-feira, com algumas aberturas de sol e previsão de chuva fraca a moderada à tarde e à noite.

Já na sexta, a previsão é de aumento da temperatura e maiores períodos com sol. Mas com a elevação da temperatura e a umidade ainda alta, o risco de pancadas de chuva fortes aumenta a partir da tarde. Este risco será ainda maior no sábado com aproximação de uma nova frente fria.