Jornal Povo

Moro quer confiscar bens de pessoas que já tiveram presas por tráfico mesmo depois de serem absolvidas

Moro anunciou o projeto essa semana / foto: Assessoria Senado Federal

Pessoas presas por tráficos de drogas terão bens confiscados mesmo em casos de absolvição. É o que determina o Projeto de Lei 2.522/2023, de autoria do senador Sérgio Moro, anunciado essa semana durante sessão na Câmara.

De acordo com Moro, o objetivo é “suprir uma lacuna na legislação”. O parlamentar alega que os bens adquiridos pelo indivíduo enquanto esteve em atividades criminais devem ser de perda ou de confisco.

“Mesmo em caso de absolvição, […] se não houve uma incompatibilidade entre a decisão de perdimento e a absolvição, ainda assim o juiz pode, numa decisão absolutória, decretar o perdimento. Isso pode acontecer num caso, por exemplo, em que o acusado é absolvido por não ser o autor do crime, mas em que o crime existe”, afirmou Moro.

O senador mencionou decisão Superior Tribunal de Justiça (STJ) que invalidou as provas de uma busca e apreensão na residência do investigado André do Rap, que seria envolvido com o tráfico de drogas e membro de uma organização criminosa. O senador observou que, no curso desse processo, foi determinada a devolução dos bens apreendidos do acusado. Para Moro, que disse preferir “não entrar no mérito da decisão”, trata-se de uma “notícia assustadora”, pois foi devolvido um helicóptero, que além “provavelmente ser produto de tráfico de drogas, também pode voltar a ser utilizado para o transporte de drogas”.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.