Jornal Povo

Prefeitura de Japeri impede fechamento da agência do Itaú de Engenheiro Pedreira

Itaú fecharia as portas na próxima quarta-feira (24) e passaria suas atividades para a agência de Paracambi. Alegação da empresa é de que o contrato com o município estaria prestes a vencer.

Itaú encerraria suas atividades na próxima quarta-feira (24) / Foto: Reprodução Google Street View

A Prefeitura de Japeri conseguiu com uma liminar nesta sexta-feira (19) junto a 2ª Vara Cível da Comarca da cidade, garantindo a manutenção da agência bancária do Itaú, em Engenheiro Pedreira. A Agência do banco na região fecharia na próxima quarta-feira (24).

A decisão é do juiz Leopoldo Heitor de Andrade Mendes Júnior. No pedido feito ao Judiciário, a prefeitura alegou grandes prejuízos aos servidores municipais e a população de modo geral que possuem suas contas bancárias no Itaú, e que tirar a agência da cidade geraria transtornos, uma vez que precisariam ir para Paracambi, que seria agência escolhida pelo banco para dar continuidade aos serviços que paralisados em Engenheiro Pedreira.

No documento também diz que o contrato entre o Itaú e a Prefeitura de Japeri, que tem como cláusula a manutenção dos serviços do banco na cidade segue em vigor, e mesmo que a empresa manifeste vontade de sair do município, precisaria fazê-lo de forma mais planejada, não da maneira como pretende o banco, de forma abrupta, e sem planejamento.

“A suspensão, ao menos por ora, da decisão de fechamento da agência do réu neste município é uma medida necessária, inclusive para que, se for o caso, a mencionada agência seja futuramente fechada, porém, de modo responsável e programado, sem que o próprio réu seja civilmente responsabilizado por eventuais danos”, diz um trecho da decisão.

No pedido concedido, a prefeitura reforça que mantém contrato com o banco, que recebe toda a arrecadação tributária municipal, movimentação bancária, investimentos públicos e folha de pagamento de servidores, além disso, busca a manutenção pelo bem do melhor interesse da população japeriense, que ficaria sem o serviço bancário na região.

Em sua decisão o magistrado determinou a realização uma audiência especial para a próxima quarta-feira (24/6), às 13h, para um possível acordo entre as partes.

Leia a íntegra da Decisão abaixo:

Liminar Concedida