Jornal Povo

Tá dominado! Baixada Fluminense conquista o pódio do Comida di Buteco 2023

Representantes do Boteco do Teixeira ostentam faixas de campeão – Foto: Divulgação

A Baixada Fluminense se confirmou como o endereço da boemia fluminense e da boa gastronomia de bar. Região que já vinha fazendo bonito nas edições anteriores do Comida di Buteco dominou o evento desse ano. Dos 12 bares locais que concorriam cinco — quase a metade — levaram todos os prêmios principais. O campeão foi o Boteco do Teixeira, de Caxias, que concorreu com o petisco “Bomboteco”.

Não é a primeira vez que a região é destaque no concurso. Na edição do ano passado quatro dos cinco estabelecimentos mais votados eram da Baixada. A exceção foi do campeão Bar do David, na comunidade do Chapéu Mangueira, no Leme, na Zona Sul do Rio. Dos bares vencedores de 2023 dois são de Duque de Caxias, incluindo o campeão, dois de Nova Iguaçu e um de São João de Meriti.

O Boteco do Portuga, que desde 2018 figura entre os cinco melhores, tendo assumido o topo do pódio em 2018 e 2021, confirmou o seu favoritismo, mais uma vez, ficando com a segunda colocação. Em seguida ficou o Carpaccio, de São João de Meriti, e o Quintal do Petter, de Nova Iguaçu, como o quarto colocado. A quinta posição coube ao estreante Beer Soccer, de Duque de Caxias, que já mostrou a que veio.

Petisco campeão: bombons crocantes, com recheio de bacalhau cremoso, embalados no bacon, servidos com um delicioso molho especial — Foto: Reprodução

— Estou muito emocionado. Busco esse prêmio há sete anos. Já ganhei em outras colocações, mas esse prêmio é a minha grande consagração. Perdi meu pai em outubro passado, ele sempre estava aqui comigo e eu dedico esse prêmio para ele — afirmou Sandro Teixeira, sócio do bar campeão.

O vencedor no Rio de Janeiro carimba o passaporte do boteco da Baixada Fluminense para entrar na etapa nacional, que acontece em julho. A competição envolve vencedores das 25 cidades participantes do país, que disputam o título de melhor boteco do Brasil.

Ao todo, 132 estabelecimentos participaram da 16ª edição fluminense do concurso. Foi um recorde de concorrentes, segundo os organizadores. A competição reuniu bares da capital, de Niterói e da Baixada Fluminense, além das ilhas de Paquetá e da Gigóia.

Como acontece bienalmente, a organização lançou aos participantes o desafio de trabalharem com uma temática específica para a criação dos pratos. Neste ano, a edição trouxe um tema que remonta aos primórdios da história da humanidade: ervas e especiarias.

Conheça os vencedores:

  • Campeão: Boteco do Teixeira, Rua General Venâncio Flores, 594, Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias. Petisco: Bomboteco (Quatro deliciosos bombons crocantes, com recheio de bacalhau cremoso, embalados no bacon, servidos com um delicioso molho especial).
  • Segundo colocado: Buteco do Portuga, Rua Coronel Francisco Soares, 1351, Nova Iguaçu. Tel.: 97018-9227. Petisco: Nosso Presente é Você (Creme de bacalhau, servido com batatas chips).
  • Terceiro colocado: Carpaccio, Rua Joana Kalil, 9, Jardim Meriti, São João de Meriti. Petisco: Vasco da Gama: O Heróico Português (Bacalhau desfiado, cebola, mostarda preta e purê de aipim, gratinados com requeijão e queijo parmesão. Acompanhados de molho preparado com um mix de ervas e especiarias).
  • Quarto colocado: Quintal do Peter Espetaria, Rua Áurea Fonseca de Jesus, 204, Califórnia, Nova Iguaçu. Petisco: Barriga da Sogra (Uma deliciosa barriga de porco, com um tempero especial de família, acompanhada com uma suculenta porção de aipim, preparada com manteiga de garrafa e um molho de ervas finas).
  • Quinto colocado – Beer Soccer Club, Rua Passo da Pátria, 228, Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias. Petisco: Cavadinha do Patrono (Camarão cinza salteado com molho triplo burro intercalado com mouselline de batata baroa).