Jornal Povo

‘Puxadinho’ em prédio na Zona Sul é demolido

Dois andares de um prédio na Rua Bolívar, em Copacabana, estão sendo demolidos

Dois andares de um prédio na Rua Bolívar, em Copacabana, Zona Sul do Rio, estão sendo demolidos, na manhã desta segunda-feira (24). De acordo com a Secretaria de Ordem Pública (Seop), o “puxadinho” foi feito de forma irregular e é ilegalizável por não atender parâmetros urbanísticos.

Segundo a Seop, mesmo o proprietário tendo a licença para construir um prédio com 20 andares, foram construídos outros dois pavimentos sem autorização da prefeitura, onde seriam erguidos apartamentos duplex e uma área de lazer.

“Além do combate às construções irregulares em áreas que sofrem influência do crime organizado, a SEOP também realiza operações de demolição para garantir o controle urbanístico e a ordem pública na cidade. Também temos um papel fundamental para o coibir o crescimento desordenado da cidade”, destaca o Secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Participaram da ação a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS), Cet-Rio, Guarda Municipal, Secretaria de Conservação e Comlurb.

De acordo com o subsecretário Executivo da SMDEIS, Thiago Dias, a Câmara dos Vereadores, por iniciativa da Prefeitura, aprovou recentemente a nova lei de mais-valia, um instrumento que permite a regularização de pavimentos que foram feitos irregularmente.
“A regra é válida tanto para imóveis comerciais como para imóveis residenciais. É importante, portanto, que os proprietários nesta situação busquem a prefeitura, por intermédio da SMDEIS, para regularizarem seus imóveis”, explicou.

Através das redes sociais, o prefeito Eduardo Paes também ressaltou a importância dessas regularizações. “Vamos continuar cobrando o cumprimento das regras. Principalmente quando a regularização é possível. Basta acessar o site da Secretaria de Desenvolvimento e se adequar às regras”, escreveu.

Segundo a pasta, para se regularizar, é importante contratar um profissional, arquiteto ou engenheiro civil, para elaborar o projeto. Com o documento em mãos, é necessário acessar o Portal da SMDEIS e preencher o requerimento on-line, conforme instruções no portal. Quem já possui um processo em aberto e já aderiu a contrapartidas anteriores, deve comparecer ao prédio da Prefeitura, na Rua Afonso Cavalcanti, nº 455, na Cidade Nova, e fazer a adesão à nova lei.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.