Gerson Oliveira, que também é ligado ao Governo do Estado do Rio, é investigado pelo crime no Mato Grosso.
A capacidade do prefeito em exercício de Engenheiro Paulo de Frontin, Guilherme Portugal, de resolver as crises que assolam a cidade, tem sido questionada. Nesses pouco mais de quatro meses à frente do executivo, seu nome tem sido motivo de chacota e descrédito no meio político.
O caso mais recente é de que Gerson Oliveira, braço direito de Guilherme Portugal, é alvo de investigação na Operação Covescote, deflagrada no estado do Mato Grosso, que investiga crimes de peculato. De acordo com as investigações, Gerson, que é vice-presidente da Cecierj, se utilizava de uma fundação para atestar serviços não prestados em Mato Grosso. Além dele, outras 25 pessoas são investigadas na operação.
Gerson é o principal mentor de Guilherme Portugal, algo que já foi mostrado pelo JORNAL POVO. É ele quem dá as cartas na cidade com nomeações e exonerações, preferência em empresas nas licitações e indicação e indicação de nomes a secretariados.

A reportagem também mostrou semanas atrás que essa terceirização de autoridade tem causado consequências ruins à população frontinense, pois os serviços básicos como coleta de lixo, por exemplo, estão funcionando de maneira irregular.
Gerson Oliveira é quase um “prefeito oculto” de Engenheiro Paulo de Frontin. Recentemente o prefeito em exercício de Engenheiro Paulo de Frontin, Guilherme Portugal foi à Brasília e Gerson foi junto, mas não foi autorizado a aparecer nas fotos. Isso porque Gerson é servidor do Estado, e de acordo com o Portal da Transparência do Governo do Estado, ele possui duas matriculas, uma efetiva, no cargo efetivo da UERJ, chegado a quase R$ 8 mil; e outra no cargo comissionado de vice-presidente no Centro de Ciência e Educação a Distância do Rio de Janeiro (Ciecerj), com o salário beirando os R$ 9 mil.
Gerson também é um dos que se sente o próprio prefeito da cidade, pois tem controle de diversas secretarias e estaria acendendo a vela para dois deputados estaduais.
Além disso, também diz aos quatro cantos da prefeitura que tem uma certa facilidade a um gabinete de um ministro.