Jornal Povo

Prazo de pagamento do IPTU 2024 é estendido em Nova Iguaçu

Divulgação

Prazo para quitação foi estendido até o próximo dia 20 de fevereiro

O prazo para quitar o Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) foi estendido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. A nova data para acertar o Imposto em cota única é 20 de fevereiro. A opção concede 10% de desconto de desconto ao contribuinte.

Anteriormente, o IPTU venceria nesta sexta-feira (9). Também é possível parcelar o valor em 10 vezes, mas, desta forma, não há desconto, com a primeira parcela vencendo no dia 15 de março. O acesso aos boletos e o requererimento da emissão da segunda via podem ser solicitados diretamente na Central de Atendimento ao Contribuinte, que fica no andar térreo da sede do governo municipal, na Rua Athaíde Pimenta de Moraes, nº 528, Centro, ou via internet, acessando o Portal do Contribuinte em www.novaiguacu.rj.gov.br.

Acompanhando o modelo de outras cidades metropolitanas, a Prefeitura de Nova Iguaçu adotou a distribuição dos boletos. Ao abrir a correspondência, o contribuinte deve verificar a autenticidade da e-carta antes de efetuar o pagamento, pelo código de barras ou via Pix, evitando assim cair em golpes. Há uma sequência de números que indica para onde o banco recebedor irá repassar as informações e o crédito, segundo o layout adotado pela Federação Brasileira de Bancos na utilização de código de barras para arrecadação ou recebimento.

“As pessoas devem estar atentas ao código de barras. É no segundo grupo de números, do quinto ao oitavo dígito, que está a sequência que informa quem é o beneficiário. No caso da Prefeitura de Nova Iguaçu, o código é 2911. Além disso, no ato do pagamento deverá aparecer o nome da Prefeitura como beneficiário”, afirma Fabiano Muniz, secretário municipal de Economia e Finanças.

O calendário completo com as datas de vencimento para o pagamento do IPTU está em www.novaiguacu.rj.gov.br/semef/sobre/tributos.