Jornal Povo

Governo do Rio confirma epidemia de dengue no estado

Estado registra quatro mortes pela doença em 2024

Foto – Pedro Ivo / Agência O Dia

Nesta quarta (21), o governador Cláudio Castro decretou uma epidemia de dengue no estado do Rio, em coletiva no Palácio Guanabara. Já foram registradas 49.405 pessoas infectadas, número 20 vezes maior que o esperado no período.

O governo criou o Centro de Operações de Emergência (COEs) Dengue, a fim de aprimorar as estratégias de combate, na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Rio Comprido. O órgão também vai ampliar as salas de hidratação em 22 Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), municipais e estaduais.

“A gente acha que é uma ação importante para a gente trabalhar com tranquilidade. Decretamos a epidemia por um alto indice populacional. Decretando a epidemia, tiramos a burocracia para fazer um atendimento mais rápido”, afirmou Castro.

As regiões consideradas de risco são a Metropolitana I, que abrange Rio de Janeiro e Baixada Fluminense; a Serrana e a Centro-Sul. Todas tiveram aumento de casos acima da média.

“Três municípios já decretaram estágio de emergência e mais de 60 cidades já estão com aumento de casos 10 vezes maior que a série histórica da década”, pontua o governador.

O objetivo no momento é unir os setores de saúde, incluindo a Vigilância Sanitária, na busca por uma diminuição na incidência dos casos.