Jornal Povo

Wilson Fittipaldi morre aos 80 anos em São Paulo

Ex- piloto estava internado desde o fim do ano passado

Foto: Reprodução / Instagram

Nesta sexta-feira (23), faleceu o ex-piloto de Fórmula 1 Wilson Fittipaldi Júnior, vítima de complicações por uma parada cardíaca em dezembro do ano passado.

Wilsinho, como era conhecido, deixa a esposa Rita e o filho Christian Fittipaldi, que também competiu na maior categoria do automobilismo. Ele era irmão mais velho do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi.

No dia 25 de dezembro de 2023, quando também comemorava seu aniversário de 80 anos, ele se engasgou com um pedaço de carne e sofreu uma parada cardíaca. Fittipaldi foi encaminhado para o Hospital Prevent Senior, na Zona Sul de São Paulo.

Ele começou a pilotar na década de 60, na Fórmula Vê, e chegou à Formula 1 nos anos 70. Na principal categoria, disputou duas temporadas pela Brabham (1972 e 1973) e uma pela Copersucar (1975), ano de estreia da equipe brasileira fundada por ele e pelo irmão, Emerson.

Apesar do mais novo ser campeão mundial em 1972 e 1974, o melhor resultado de Wilson num Grande Prêmio foi o 5º lugar na Alemanha (1973).

Ele também disputou as Mil Milhas Brasileiras, a Fórmula Indy e a Stock Car.