Dirigentes das 20 equipes da Série A decidiram por unanimidade no Conselho Técnico da CBF
Na última terça-feira (5/03), os 20 clubes do Campeonato Brasileiro 2024 aprovaram o aumento do limite de estrangeiros inscritos nos jogos, que agora permite nove atletas por equipe. Em 2023, o número já havia subido de cinco para sete.
Além disso, os times que mandam seus jogos em campos de grama artificial serão obrigados a liberar o acesso ao time visitante que optar por um treino no local um dia antes da partida. As medidas são validas exclusivamente para o Brasileirão, as outras competições organizadas pela CBF, como a Copa do Brasil, continuam sem alterações.
“Importante o aumento de estrangeiros, nós trabalhamos fortemente nisso. E a questão do gramado sintético, ficou definido que o Conselho Nacional de Clubes fará estudos para definir melhor a padronização dos gramados”, afirmou presidente do Inter, Alessandro Barcellos, que atuou nos bastidores pelas novas regras.
A Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) se mostrou contra às medidas, e apresentou estudo que contabiliza mais de 140 jogadores estrangeiros nas Séries A e B no país.
O uso do campo sintético por Athlético-PR, Botafogo e Palmeiras também desagrada as outras diretorias, e alguns presidentes defenderam que a grama artificial fosse vetada nos estádios.