Jornal Povo

Reconhecimento facial na plataforma Gov.br é simplificado

A medida aumenta a segurança dos usuários

A partir desta segunda-feira, reconhecimento facial poderá ser feito também com a câmera traseira do celular — Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (18), o processo de reconhecimento facial no Gov.br está mais simplificado, informou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A câmera traseira de dispositivos móveis poderá ser utilizada para fazer o reconhecimento biométrico dos usuários.

De acordo com a pasta, a nova medida beneficia quem tem celular antigo, pessoas com deficiência, do espectro autista, com doenças neurodegenerativas e idosos.

“Se uma pessoa tiver alguma dificuldade para realizar a captura adequada da foto, será possível pedir ajuda de algum familiar ou amigo”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.

Até agora, 152 milhões de brasileiros possuem uma conta Gov.br. De acordo com o secretário, o reconhecimento facial aumenta a segurança dos usuários, já oferecendo uma mudança de nível (prata ou ouro) na plataforma.

Para avançar para o nível prata, os cidadãos devem fazer biometria facial com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ser servidor público federal, ou fazer o login pelo banco, caso a entidade financeira seja uma das 13 que estão credenciadas.

Já para atingir o nível ouro, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.