Jornal Povo

Light identifica 918 mil famílias com direito a Tarifa Social de Energia Elétrica

Consumidores teriam desconto de até 65% na conta de luz

De acordo com a Light, 847 mil clientes se beneficiam com a Tarifa Social — Foto: Reprodução

A distribuidora Light estima que mais de 918 mil famílias se enquadram nos requisitos da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), mas não utilizam o benefício. Os consumidores teriam direito a receber até 65% de desconto na conta de luz.

A concessionária abrange 31 municípios do Estado do Rio de Janeiro e mapeou cerca de 847 mil clientes que se beneficiam com a Tarifa Social. Em 2023, a empresa cadastrou 380.003 famílias no programa do governo federal, mas o contingente de pessoas não cadastradas ainda é maior.

Os requisitos para a Tarifa Social de Energia Elétrica não são limitados ao titular da conta, valem para todos os moradores da residência. Dessa forma, se uma pessoa mora em um imóvel alugado, e a conta não está no nome do titular do contrato de locação, ainda assim é possível receber o benefício, desde que se cumpram os requisitos necessários.

Além disso, o cliente cadastrado no programa não perde nenhum outro benefício do governo federal.

Quem pode se cadastrar na modalidade:

  • Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa (R$ 706);
  • Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPCLoas) — idosos acima de 65 anos, de baixa renda, e pessoas com deficiência, também carentes;
  • Famílias com renda mensal de até três salários mínimos (R$ 4.236), que tenham portador de doença ou deficiência em casa, cujo tratamento necessite do uso contínuo de equipamentos ligados à energia e que também estejam inscritas no CadÚnico.

Como conseguir desconto na conta de luz

 

Se o consumidor se enquadra em um dos requisitos para ter direito à Tarifa Social de Energia Elétrica, deve reunir os seguintes documentos e informações para solicitar o benefício:

  • Número de Identificação Social (NIS) ou número do BPC/Loas
  • CPF
  • Documento de identificação oficial com foto
  • Número da instalação que aparece na conta de energia da Light

 

Em seguida, o interessado deve entrar em contato com a empresa por meio de um dos seguintes canais de atendimento:

  • Agência virtual: agenciavirtual.light.com.br/portal/
  • WhatsApp com auxílio da Lia, a assistente virtual da companhia: (21) 99981-6059
  • Disque-Light: 0800-021-0196

 

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