Jornal Povo

Rio Quitandinha transborda e interdita a Rua Coronel Veiga em Petrópolis

Meteorologia prevê que o volume acumulado em 24h deve chegar a 200mm no município

Foto – Reprodução

Na tarde desta sexta-feira (22), uma das principais vias de Petrópolis, A Rua Coronel Veiga foi interditada em função do transbordo do Rio Quitandinha. A previsão meteorológica indica que o volume acumulado em 24h deve chegar a 200mm na Região Serrana, que entrou em estágio de alerta às 14h50.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o Rio Quitandinha transbordando e atingindo a via, que foi interditada às 14h05 pela Prefeitura do município. O Alerta de Cheias, programa do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), indica Alerta Máximo para transbordo na região. Outros pontos da cidade também registraram chuva forte, inclusive com sirenes tocando.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a cidade enfrenta um alto risco de alagamentos, inundações e deslizamentos. A prefeitura já identificou pelo menos oito ocorrências no município, como alagamentos e bolsões d’água, e nenhuma vítima fatal.

A Defesa Civil de Petrópolis recomendou o fechamento do comércio do Centro Histórico devido à inundação ao longo da Rua do Imperador.

O órgão destacou que abriu os protocolos de risco de deslizamento e acionou o segundo toque do sistema de sirenes no primeiro distrito de Petrópolis, nas localidades de São Sebastião, Vila Felipe, Dr. Thouzet, Independência e 24 de Maio.