Jornal Povo

BRT Transbrasil inicia serviço a partir de sábado

Expectativa é de que o terminal atenda a cerca de 150 mil pessoas por dia

Prefeitura apresentou nova operação do corredor Transbrasil em coletiva no COR
Cleber Mendes/Agência O Dia

A partir deste sábado (30), começa a funcionar integralmente a operação do corredor BRT Transbrasil, ao longo de seus 26 quilômetros de extensão. O sistema dispõe de 17 estações, com os terminais Gentileza e Deodoro.

Estima-se que até 250 mil pessoas utilizem o serviço diariamente neste corredor, até 2030. Com o funcionamento total, a prefeitura calcula que haverá uma redução de 50% no tempo de deslocamento.

As intervenções pela Transbrasil também incluiu a entrega de 21 passarelas, sendo 18 delas de acesso às estações, além do alargamento dos viadutos sobre a Estrada João Paulo, o metrô de Coelho Neto e a linha férrea em Guadalupe. Atualmente, o corredor funciona no trecho Penha-Gentileza, das 10h às 15h.

Na coletiva de imprensa no Centro de Operações Rio (COR), nesta quinta-feira (28), a diretora-presidente da Mobi-Rio, responsável pelo sistema BRT, Claudia Secin, explicou como será a operação.

“Atualmente, a gente tem dois serviços operando na Transbrasil, um deles sai do Fundão e vai direto ao Terminal Gentileza e o outro sai da Penha, para em alguns estações da Transcarioca e para no Gentileza. A partir de sábado, a gente inicia o serviço do Terminal Deodoro ao Terminal Gentileza, das 10h às 15h. Esse serviço está sendo inagurado e vai parar nas 17 estacoes da Transbrasil. É importante reforçar que o serviço do Fundão e Penha também vão passar a parar nas 17 estações”, afirmou Secin.

Os usuários poderão se conectar à 14 linhas de ônibus municipais e às Linha 1 e 4 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de dentro do Terminal Gentileza, conectado ao Aeroporto Santos Dumont e à Praça XV.

O Terminal dispõe ainda do transporte até o Aeroporto Internacional do Galeão (GIG). A expectativa é de que o terminal atenda a cerca de 150 mil pessoas por dia.