Jornal Povo

Circulação do ramal Saracuruna é interrompida por cama atirada do viaduto da Mangueira

Objeto danificou o pantógrafo, dispositivo que alimenta o trem por corrente elétrica, e comprometeu a rede aérea

Cama foi jogada do viaduto de Mangueira e atingiu a rede aérea dos trens da Supervia — Foto: Divulgação/Supervia

Na manhã desta quinta-feira (28), uma cama jogada do viaduto da Mangueira, na Zona Norte, interrompeu a circulação de trens no ramal Saracuruna, após atingir e danificar a rede área do sistema. O episódio suspendeu completamente o serviço no ramal, que foi reaberto parcialmente apenas às 8h20.

O objeto atingiu o pantógrafo, dispositivo que alimenta o trem por corrente elétrica, comprometendo a rede aérea. A Supervia estima que mais de 17 mil passageiros ficaram sem as viagens de trens, o mesmo número de clientes na quinta-feira passada, até as 9h.

Até a última atualização, o ramal Saracuruna operava com circulação de trens somente entre as estações Gramacho e Penha, com intervalo de 50 minutos. As demais estações encontram-se fechadas para embarque e desembarque.

Em nota, a SuperVia “lamenta o transtorno ocasionado e lembra que recolhe o lixo despejado em todo o sistema ferroviário com apoio do poder local”. O recolhimento do material despejado é diário e realizado durante a madrugada com uso de locomotivas com caçambas, tratores e retroescavadeiras. São recolhidos mensalmente 52 vagões gôndola (o equivalente a 1.200 m³) de lixo.

A empresa ainda ressalta “que o despejo irregular de lixo em áreas próximas à linha férrea pode provocar diversos problemas, desde saúde pública e crime ambiental a acidentes com as composições”, afirma outra parte da nota.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.