Jornal Povo

Receita Federal intercepta mais de uma tonelada de cocaína no Porto do Rio

Droga estava escondida em sacas de café e seria exportada para Europa

Operação apreendeu 1,3 tonelada de cocaína — Foto: Divulgação/Receita Federal

Na última quarta-feira (27), a Polícia Federal interceptou uma carga de 1,3 tonelada de cocaína, no Porto do Rio de Janeiro. A droga estava escondida em 48 sacas de café que seriam embarcadas para a Bélgica, na Europa.

A corporação vai abrir inquérito para identificar quem são os responsáveis pelo material, que foi localizado e apreendido por agentes da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal.

Avaliada em R$ 330 milhões, a carga de cocaína foi levada para a Superintendência da Polícia Federal, na Praça Mauá, no Centro. Essa foi a primeira apreensão deste porte, registrada em 2024, no porto, e a contagem de todo material apreendido demandou quatro horas.

A ação no Porto do Rio contou com o apoio de militares da Marinha e aconteceu durante o período de validade do decreto de Garantia da Lei e da Ordem, que permite a atuação de militares das forças armadas na prevenção de delitos em fronteiras, portos e aeroportos.

As 320 sacas de café foram selecionadas para fiscalização por critérios de gerenciamento de riscos. Com auxílio de cães farejadores, os agentes acabaram descobrindo que a droga estava escondida em parte das sacas do produto.

Caso os envolvidos sejam identificados, eles responderão por crime de tráfico internacional de drogas.

 

 

Texto – Caio Quirino