Jornal Povo

Deputada Estadual Martha Rocha é a convidada desta segunda(01) no Falando do Rio

Venha conferir a entrevista exclusiva com a Deputada Estadual Martha Rocha, uma das mulheres mais influentes da política do Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira (01), às 20h, no programa Falando do Rio, ela irá compartilhar sua trajetória política, falar sobre segurança pública e discutir seus planos para o futuro. Não perca essa oportunidade de conhecer mais sobre uma das figuras mais importantes do cenário político fluminense.

Criada junto a seus dois irmãos no bairro da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Martha foi professora, antes de entrar para Polícia Civil aos 23 anos. Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sua formação acadêmica inclui especialização em Direitos Humanos na Universidade Candido Mendes e no Curso Superior de Polícia ministrado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá, como também em Administração Pública pela UERJ e pela Escola de Políticas Públicas e de Governo da UFRJ.

Em 2011 entrou para a história como a primeira mulher a assumir a Chefia da Polícia Civil do Rio de Janeiro, e teve uma gestão marcada por ações de prevenção aos crimes contra mulheres, a criação da Cidade da Polícia, as melhorias no atendimento nas delegacias e a ampliação no serviço de registro de ocorrência online, além de ações de combate ao contrabando, à pirataria e à contravenção.

Tentou se eleger deputada estadual em 2002 e em 2006 pelo PSB, não obtendo votos suficientes. Em 2004 candidatou-se ao cargo de vice-prefeita na chapa do ex-deputado federal Jorge Bittar (PT), ficando em 5° lugar.

Em 2014, foi eleita para a Legislatura 2015/2019, pelo PSD e assumiu a presidência da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da ALERJ.

Reeleita deputada estadual, já pelo PDT. Em seu segundo mandato, tornou-se presidente da CPI do Feminicídio e da Comissão de fiscalização dos gastos do Estado do Rio de Janeiro no combate à COVID-19.

Em 2020, foi candidata a prefeita da cidade do Rio de Janeiro. Terminou a disputa em 3° lugar com 11,30% dos votos válidos.

Acesse o link https://youtube.com/live/O7peUSkp3r4?feature=share e participe desse bate-papo enriquecedor.