Jornal Povo

Foragido do Pará suspeito de fazer segurança para chefe do tráfico é preso no Rio

Criminoso foi detido na Favela Vila Cruzeiro, Zona Norte do Rio

Dielson Assunção Silva Filho, o Lank ou Disciplina ao ser preso — Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (2), policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e agentes da Polícia Civil do Estado do Pará prenderam Dielson Assunção Silva Filho, o Lank ou Disciplina. Apontado como chefe da segurança de Anderson Sousa Santos, o Latrol, um dos chefes do Comando Vermelho no Pará.

O criminoso era foragido da Justiça e responde por crime de tráfico de drogas. Ele foi encontrado na Vila Cruzeiro, na Penha, Zona Norte do Rio. A prisão é fruto de uma ação integrada de inteligência intermediada pelo Ministério da Justiça.

Segundo a polícia, Disciplina estava escondido no Rio de Janeiro havia dois anos. Ele teria atuado inicialmente na segurança de Leonardo Costa Araújo, o Léo 41. Chefe do tráfico de drogas do Pará, Léo 41 foi um dos 11 mortos durante uma operação policial no Complexo do Salgueiro, em março de 2023, no município de São Gonçalo.

A DRE recebeu informações de que após a morte de Leonardo, Anderson Latrol assumiu a chefia do grupo criminoso do Pará, ocasião em Dielson passou a ser responsável pelo  grupo de seguranças do novo chefe do tráfico. Atualmente, Latrol encontra-se foragido e estaria escondido no Rio de Janeiro.

A polícia investiga a informação de que Dielson estaria envolvido com os grupos de traficantes do Rio de Janeiro encarregados da expansão territorial da facção, especialmente nos conflitos recentes com as milícias de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.