Jornal Povo

Paes inaugura a IMPA Tech, primeira faculdade de matemática gratuita no Rio

Evento recebe o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; governo federal vai fornecer bolsas e moradia aos estudantes

Prefeito Eduardo Paes inaugura, ao lado do presidente Lula, a IMPA Tech
Reginaldo Pimenta/Agência O Dia

Nesta terça-feira (2), o prefeito Eduardo Paes inaugurou a IMPA Tech, primeira faculdade de matemática gratuita no Rio, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Situada na Zona Portuária, a unidade oferece graduação com 100 vagas por ano no modelo presencial e em horário integral para estudantes de todo país.

A meta é garantir que os alunos sejam inseridos rapidamente no mercado de tecnologia e inovação, através de bolsas fornecidas pelo governo federal e moradia garantida. Para o prefeito, investir em tecnologia e inovação significa gerar riqueza e reduzir a desigualdade.

“O Rio é símbolo desse país, não queremos ilustrar a violência, queremos ser exemplo de que através da ciência e educação podemos construir uma cidade próspera e feliz. Meu coração se enche de força para cumprir essa missão. Viva o Rio! Viva a IMPA Tech”, afirmou Paes.

O curso terá um ciclo básico de quatro períodos letivos. Concluída a etapa inicial, os estudantes escolherão entre as seguintes matérias: Matemática; Ciência da Computação; Ciência de Dados e Física.

“A gente vive em uma era marcada pela rápida evolução tecnológica onde as fronteiras do conhecimento se expandem a cada dia e essas disciplinas são pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma cidade, elas canalizam a inovação”, disse o prefeito.

O IMPA Tech vai funcionar em uma área de 10 mil m², dividindo o local com startups e grandes empresas do setor de tecnologia, unindo o ambiente acadêmico ao mercado de trabalho. Em discurso, o presidente da república também reforçou a importância da educação.

“Eu sou o único presidente que não tem diploma universitário e sou o que mais fez universidades neste país e escolas técnicas. Todo filho da pessoa mais humilde tem direito de ter oportunidade de chegar à universidade e ter diploma de doutor, educação não é direito de rico, educação não é gasto, é investimento. Esse país vai ter mão de obra tecnológica”, declarou Lula.