Jornal Povo

Vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório é autorizada no Rio

Comissão Europeia libera vacina recém chegada ao país

Foto – Reprodução

O Rio de Janeiro acaba de receber a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), recém-aprovada pela Anvisa. Ela chega pela primeira vez ao Brasil e está disponível apenas na rede privada, para adultos com 60 anos de idade ou mais.

A vacina desenvolvida pela GSK tem como base uma proteína recombinante comum aos dois subtipos do vírus (VSR-A e VSRB), associada a um adjuvante para potencializar a resposta imune.

“É uma vacina segura e eficaz, administrada em dose única intramuscular. Em estudo clínico, a vacina conferiu mais de 82% de proteção contra casos de infecção de vias aéreas inferiores pelo VSR e mais de 94% de eficácia contra quadros graves por VSR, mesmo em pacientes que tinham uma condição médica preexistente, como asma, diabetes, doença renal crônica, entre outras”, informa a infectologista dos laboratórios Sérgio Franco e Bronstein, da Dasa, Luisa Chebabo.

A especialista ainda ressalta que o VSR tem o potencial de causar quadros graves, principalmente em lactentes, imunossuprimidos e idosos. “Estatísticas do Ministério da Saúde mostram que, em 2023, o VSR foi responsável por 26% das síndromes respiratórias agudas graves virais em pacientes que necessitaram de internação hospitalar”, disse a especialista.