Esse foi o oitavo mês consecutivo de aumento nas vendas do setor, com as vendas do primeiro bimestre nos supermercados fluminenses crescendo em 6,1%
No último mês de fevereiro, os supermercados do Rio de Janeiro apresentaram alta de 6,6% nas vendas do mês de fevereiro, em termos reais, quando já descontada a inflação, com base no mesmo mês do ano anterior. O levantamento foi realizado pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE.
Esse foi o oitavo mês consecutivo de aumento nas vendas do setor, com as vendas do primeiro bimestre nos supermercados fluminenses crescendo em 6,1%. Contudo, o crescimento no Estado foi inferior à média brasileira em novembro (+10,2%).
Segundo a Future Tank, consultoria econômica da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), identificou que as vendas dos supermercados impulsionaram o resultado de todo o varejo fluminense em fevereiro (+4,9%). Essa alta foi a segunda consecutiva e maior que o dobro da registrada em janeiro (+1,9%), em relação com o mesmo período de 2023.
“Estamos vivendo um bom momento, com mais pessoas empregadas, alguns produtos apresentando queda nos preços e uma estabilidade econômica favorável, inclusive com queda nos juros”, afirmou Fábio Queiróz, presidente da Asserj.
Em termos nacionais, as treze unidades da federação analisados pela Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE registraram alta no último mês, sob liderança da Bahia (+15,9%), seguido por Rio Grande do Sul (+14,7%) e Goiás (+13,3%).
Outros setores do varejo também observaram aumento das vendas no estado no segundo mês do ano: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+43,1%); tecidos, vestuário e calçados (+9,2%) e Artigos farmacêuticos (+5,1%).