Jornal Povo

Polícia investiga influenciadores por rifas ilegais na internet

Esquema de fraudes já teria movimentado ao menos R$ 15 milhões

Joias e dinheiro apreendidos durante cumprimento de mandados — Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (17), uma operação da Delegacia do Consumidor (Decon) investiga cinco pessoas, incluindo três influenciadores digitais, que juntos somam mais de 28 milhões de seguidores nas redes sociais. Eles são alvo de busca e apreensão, suspeitos de fazer rifas ilegais pelas redes sociais e prejudicar seus seguidores, num esquema que já teria movimentado ao menos R$ 15 milhões.

Os ‘influencers’ investigados são: Luiz Guilherme de Souza, o Gui Polêmico, que tem 15 milhões de seguidores nas redes sociais; Samuel Bastos de Almeira, o Almeida do Grau, com 450 mil seguidores; e Nathanael Cauã Almeida de Souza, o Chefin, com 13,5 milhões de seguidores. O inquérito apurou que eles realizavam rifas de lotes de telefone celular, carros de luxo, dinheiro e até mesmo apartamento.

Os suspeitos utilizavam artifícios fraudulentos para manipular sorteios e controlar os resultados. Os lucros milionários são investidos na compra de veículos de luxo e mansões, segundo as investigações. Para simular credibilidade, os acusados simulavam entregas de bens valiosos aos próprios comparsas, e publicavam os vídeos dessas entregas nas redes sociais.
Os mandados estão sendo cumpridos nas residências dos investigados, em bairros nobres do Rio, Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana, e em Magé, na Baixada Fluminense.
Os investigados respondem pelos crimes de jogo de azar, crime contra a economia popular e associação criminosa. A polícia planeja identificar outros integrantes do grupo e buscar provas de outros delitos, como lavagem de dinheiro.