Jornal Povo

Criminosos aplicam golpes se passando por servidores do INSS

Autarquia orienta que os clientes não devem fornecer qualquer informação, mas sim acionar a polícia

INSS alerta para ação de golpistas que usam crachás falsos da autarquia.
Foto – INSS/Divulgação
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou um alerta aos aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do governo para um golpe que vem sendo aplicado. De acordo com a autarquia, indivíduos com crachá falso estão se passando por servidores do INSS para fazer “prova de vida presencial”, solicitando dados e foto dos beneficiários.
Para evitar piores consequências, a autarquia orienta que os clientes não devem fornecer qualquer informação, mas sim acionar a polícia. As imagens da ação dos golpistas chegaram ao instituto nesta quinta-feira (18), e serão encaminhadas à Procuradoria Federal Especializada, que envia à Polícia Federal para identificação dos falsários e como tiveram acesso aos dados dos beneficiários.
“Nenhuma prática que vise a prejudicar ou extorquir aposentados, pensionistas e segurados em geral passará impune. Todas as denúncias serão encaminhadas para apuração para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Sejam elas quais forem”, declarou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
o INSS faz pesquisa externa nos casos de comprovação de vínculo, endereço e irregularidades, por exemplo. No entanto, não pede cópia de documentos e nem fotografia. O servidor apenas faz o reconhecimento conferindo o documento de identificação com foto.
Em caso de dúvida, o beneficiário deve pegar nome completo e matrícula do suposto servidor e ligar gratuitamente para a Central de Atendimento 135 para confirmar se a pessoa é realmente do INSS.