Jornal Povo

Criminosos aplicam golpes se passando por servidores do INSS

Autarquia orienta que os clientes não devem fornecer qualquer informação, mas sim acionar a polícia

INSS alerta para ação de golpistas que usam crachás falsos da autarquia.
Foto – INSS/Divulgação
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou um alerta aos aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do governo para um golpe que vem sendo aplicado. De acordo com a autarquia, indivíduos com crachá falso estão se passando por servidores do INSS para fazer “prova de vida presencial”, solicitando dados e foto dos beneficiários.
Para evitar piores consequências, a autarquia orienta que os clientes não devem fornecer qualquer informação, mas sim acionar a polícia. As imagens da ação dos golpistas chegaram ao instituto nesta quinta-feira (18), e serão encaminhadas à Procuradoria Federal Especializada, que envia à Polícia Federal para identificação dos falsários e como tiveram acesso aos dados dos beneficiários.
“Nenhuma prática que vise a prejudicar ou extorquir aposentados, pensionistas e segurados em geral passará impune. Todas as denúncias serão encaminhadas para apuração para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Sejam elas quais forem”, declarou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
o INSS faz pesquisa externa nos casos de comprovação de vínculo, endereço e irregularidades, por exemplo. No entanto, não pede cópia de documentos e nem fotografia. O servidor apenas faz o reconhecimento conferindo o documento de identificação com foto.
Em caso de dúvida, o beneficiário deve pegar nome completo e matrícula do suposto servidor e ligar gratuitamente para a Central de Atendimento 135 para confirmar se a pessoa é realmente do INSS.
Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.