Jornal Povo

Covid-19, dengue, gripe e paralisia infantil no Rio: confira as campanhas de vacinação atuais

Vacina contra a Covid-19 XBB começa a ser aplicada na cidade do Rio
Vacina contra a Covid-19 XBB começa a ser aplicada na cidade do Rio — Foto: Edu Kapps/SMS/Divulgação

Preparem os braços! Com a caderneta de vacinação em mãos, é hora de aderir às campanhas em curso na cidade do Rio. O calendário está cheio de novidades para esta semana, como o novo imunizante contra a Covid-19, a XBB, numa nova fase ainda restrita para pessoas com 85 anos ou mais. Desde a semana passada, a criançada já pode receber o reforço contra a dengue. Com a aproximação do inverno, a prevenção contra a gripe se torna ainda mais importante. E como já é tradição, tem as gotinhas no combate à paralisia infantil. Confira os detalhes de cada uma das campanhas.

Covid-19 XBB

A partir desta terça-feira, dia 28, os moradores da cidade do Rio com idade de 85 anos ou mais podem receber o imunizante contra a Covid-19 XBB, que combate a cepa atual, a subvariante ômicron XBB 1.5. Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a recomendação é se vacinar com a XBB. O calendário com as datas para as demais idades será divulgado gradativamente. É preciso ter se vacinado com um dos imunizantes contra a Covid-19 há, no mínimo, três meses.

Dengue

A segunda dose da vacina contra a dengue é aplicada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos desde a última quinta-feira, dia 23. O cronograma tem duas doses, aplicadas com intervalo de três meses, conferindo no seu comprovante vacinal a data marcada de retorno. Quem teve quadro recente da doença deve aguardar seis meses desde o início dos sintomas para receber a primeira dose da vacina, e 30 dias para aplicação da segunda dose (se o quadro de dengue foi após a aplicação da primeira dose).

Para receber a vacina, o menor de idade deve estar, preferencialmente, acompanhado de um responsável e apresentar documento de identidade e comprovante de vacinação, se disponível.

Gripe

A vacinação contra a gripe segue para todas as pessoas com seis meses ou mais. Para quem já tomou o imunizante nos anos anteriores, o esquema vacinal é de dose única. Já para as crianças que vão tomar a vacina pela primeira vez, serão duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. A recomendação é que os grupos mais vulneráveis se imunizem, sendo eles: gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.

Paralisia infantil

A campanha contra poliomielite (paralisia infantil) começou nesta segunda-feira, dia 27. Neste calendário são contempladas crianças de 1 ano a menores de 5 anos que, mesmo com a vacina em dia, devem tomar a dose extra (gotinha); e bebês de até um ano de idade com esquema vacinal incompleto, que devem atualizar a caderneta com a vacinação de rotina.

A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos mais graves, pode causar paralisia e até a morte. A vacina é a forma mais eficaz de reduzir a mortalidade e as complicações pela doença, destaca a Secretaria municipal de Saúde.