A Promotoria de Justiça de Proteção à Pessoa Idosa e Deficiente da comarca de Nova Iguaçu, em conjunto com a Promotoria Criminal, realizou uma inspeção com mandato judicial na Casa de Amparo Luz do Sol, uma Instituição de Longa Permanência para Idosos localizada no bairro de Austin. A inspeção resultou na interdição imediata da instituição, que operava de forma clandestina.
Durante a operação, foi constatado que a Casa de Amparo Luz do Sol abrigava um total de 18 pessoas, sendo 17 idosos e uma pessoa com deficiência. Entre os residentes, havia sete idosas, dez idosos e uma mulher com deficiência. As condições encontradas no local levaram as autoridades a tomar medidas emergenciais para proteger a saúde e o bem-estar dos abrigados.
Os idosos serão provisoriamente alocados em espaços fornecidos pela Secretaria de Assistência Social do Município de Nova Iguaçu. A ação visa garantir a segurança e o cuidado adequado dessas pessoas até que seja possível promover a reintegração familiar ou a transferência para instituições devidamente regularizadas e aptas a oferecer a assistência necessária.
Imagens: Jackson Silva / SBT
Em nota, a Prefeitura de Nova Iguaçu disse que os idosos foram levados para um abrigo provisório da Prefeitura, onde foram alocados provisoriamente e receberam alimentação, cuidados de saúde e de higiene. Equipes da Semas já estão entrando em contato com familiares dos idosos e serão estudados todos os casos para que haja possibilidade de uma reintegração familiar ou de um acolhimento em outras casas de longa permanência do município