A demanda reprimida por cirurgias em Cabo Frio e na Região dos Lagos deve diminuir nos próximos meses. Em um vídeo divulgado em suas redes sociais nesta terça-feira (18), o Deputado Estadual Dr. Serginho anunciou a destinação de quase R$ 10 milhões para a construção de um centro cirúrgico de mil metros quadrados no Hospital Reitor Hesio Cordeiro, o Hospital Universitário da UERJ em Cabo Frio.
O hospital foi beneficiado por um edital da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). A intenção é que o novo centro cirúrgico realize desde procedimentos simples até cirurgias de alta complexidade.
As obras de engenharia civil já começaram, e após a conclusão serão implantadas três salas cirúrgicas. Além da construção, os recursos também serão utilizados para a compra de materiais e equipamentos hospitalares.
“A nossa população tem sofrido muito com a falta de cirurgias eletivas, de média e alta complexidade. A construção desse centro cirúrgico, em um hospital que é referência, vai aliviar significativamente essa demanda reprimida”, afirmou Serginho.
O parlamentar, responsável pela indicação da vinda a UERJ e o hospital para Cabo Frio, relembrou com orgulho a trajetória dessa conquista: “enquanto Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, conseguimos adquirir todos os equipamentos para a implantação das salas do centro cirúrgico. Ver isso se concretizando é uma maneira de proporcionar dignidade a cada paciente que depende de uma cirurgia para sobreviver”, concluiu.
Em funcionamento desde dezembro de 2021, o hospital atende atualmente cerca de 600 pacientes por mês, encaminhados pelo SISREG. A unidade também serve como hospital-escola para os estudantes de Medicina.