
A partir desta quinta-feira (4), pessoas entre 15 e 45 anos que utilizam a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) poderão receber gratuitamente a vacina contra o HPV na rede pública. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde, que destacou o maior risco de infecção pelo HPV entre os usuários de PrEP como justificativa para a ampliação.
A vacina contra o HPV, que já existe há 10 anos, é oferecida pelo SUS para meninas e meninos de 9 a 14 anos, além de pessoas de 9 a 45 anos em condições clínicas especiais, como aqueles vivendo com HIV/Aids, transplantados, pacientes oncológicos, vítimas de abuso sexual e portadores de papilomatose respiratória recorrente.
Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, ressaltou a importância da medida. “Esses avanços nos permitem, associados à vacinação dos adolescentes, eliminar diversos tipos de câncer, especialmente o de colo do útero. Vai nos permitir não só eliminar o câncer mais rapidamente como ampliar o uso da vacina para outras populações”, afirmou Kfouri em entrevista ao #J10.
A vacinação ampliada visa a proteger mais pessoas e reduzir significativamente a incidência de cânceres relacionados ao HPV, promovendo a saúde pública e prevenindo doenças.