Jornal Povo

Paraguaios em Situação Análoga à Escravidão São Resgatados em Fábrica Clandestina de Cigarros no RJ

Paty do Alferes, RJ – Policiais resgataram, nesta quarta-feira (24), um grupo de paraguaios que vivia em condições análogas à escravidão em uma fábrica clandestina de cigarros no município de Paty do Alferes, no Sul do estado do Rio de Janeiro. As vítimas estavam há dois meses no local, após serem enganadas com promessas de trabalho em São Paulo.

Ao chegar à fábrica, os policiais foram recebidos a tiros por dois criminosos, que conseguiram fugir. Nenhum policial ficou ferido. No local, os agentes encontraram os trabalhadores em condições deploráveis, sendo forçados a trabalhar sem remuneração e sem possibilidade de deixar o local.

As vítimas relataram que foram atraídas ao Brasil com promessas de emprego legal e boas condições de trabalho. No entanto, ao chegarem, tiveram seus documentos retidos e foram forçadas a trabalhar em regime de escravidão. A fábrica clandestina foi fechada e os trabalhadores foram levados a um local seguro, onde receberam atendimento médico e psicológico.

As investigações continuam para identificar e prender os responsáveis pela operação da fábrica e pelo tráfico de pessoas. A polícia também está trabalhando com autoridades paraguaias para facilitar o retorno seguro das vítimas ao seu país de origem.

Este caso ressalta a gravidade do tráfico de pessoas e das condições de trabalho análogas à escravidão, problemas que ainda afetam muitas pessoas vulneráveis. As autoridades reforçam a importância de denunciar qualquer atividade suspeita para ajudar a combater esses crimes.