Jornal Povo

SEGURANÇA PRESENTE EM JACAREPAGUÁ JÁ É REALIDADE

Jacarepaguá começa a dar sinais de que reencontrou o caminho da segurança.

 

 

As ações que o Governo do Estado em 2024 vem implementando no bairro, desde o início do ano, já trazem os primeiros resultados, com a melhoria nos índices de violência na região e o aumento da sensação de segurança nas ruas.

A chegada do Segurança Presente em Jacarepaguá é a mais nova medida para reforçar o policiamento ostensivo e reduzir ainda mais os casos no bairro. Antes do desembarque do programa, Jacarepaguá recebeu a ampliação do efetivo do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em junho, e a ocupação das áreas mais críticas, como Cidade de Deus, Gardênia Azul, Rio das Pedras, Morro do Banco, Fontela, Muzema e Tijuquinha, em julho.

Sargento reformado da Polícia Militar e ex-vereador, Chagas Bola comandou todo esse reforço na segurança de Jacarepaguá. Como coordenador de campanha do governador Cláudio Castro em Jacarepaguá, o policial participa ativamente das ações de combate à violência.

“Melhorar a segurança em Jacarepaguá é uma promessa de campanha que o governador Cláudio Castro fez diretamente a mim e que vem saindo do papel gradativamente. Essas ações são fundamentais para que o morador possa sair de casa sem medo. As medidas que estamos implementando estão criando um cinturão na região e vem sendo um avanço importante para a segurança dos moradores”, explica Chagas, nascido e criado no bairro. “O morador da Zona Oeste, sobretudo de Jacarepaguá, não pode mais ser refém do crime organizado e nem de marginais que querem tirar a paz e a ordem. Com ações concretas e efetivas, como as que estamos fazendo, vamos trazer paz para o bairro”, completa Chagas, pré-candidato a vereador pelo PL, no Rio de Janeiro.

O Programa Segurança Presente completa dez anos de atuação em 2024. Atualmente, possui 41 bases em regiões que vêm apresentando queda significativa de índices de violências como assaltos, roubos e furtos. Além disso, desde 2014, 8.701 mandados de prisão foram cumpridos, 62.670 indivíduos foram conduzidos à delegacia, 334 pessoas desaparecidas foram encontradas e mais de 410 mil assistências sociais foram concluídas.

Já o aumento do efetivo do 18º BPM saiu logo depois de Chagas protocolar, no Quartel Central da PM, no Centro do Rio, uma solicitação de reforço de policiais na região. O batalhão passou de 840 homens para mais de 950, o que propiciou aumento de policiamento ostensivo.

“Jacarepaguá é uma área gigante. O batalhão precisava de mais homens para melhorar a segurança dos moradores. Levei essa demanda ao coronel Marcelo de Menezes Nogueira, secretário de Polícia Militar, e fui atendido”, relembra Chagas.