Jornal Povo

Meu INSS: saiba como atualizar os dados na plataforma

Cadastro desatualizado ou incorreto pode causar atraso na concessão de benefícios

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que trocarem de endereço, número de telefone, e-mail, fizerem alteração de nome ou de atividade, podem fazer as alterações sem sair de casa. Como? Pelo Meu INSS (aplicativo ou site) ou na Central de Atendimento 135. É por meio desse cadastro que o INSS faz contato com os segurados. Por isso é importante manter as informações de contato sempre em dia. Dados desatualizados ou incorretos podem causar atraso em concessão de benefícios.

Para o segurado que ainda não está em gozo de benefício é importante manter os dados atualizados para facilitar um processo de reconhecimento futuro. Ou seja, quando solicitado, o processo pode ser analisado e deferido em um tempo reduzido se comparado com a necessidade de acertar essas informações.

No caso do segurado que já usufrui dos serviços previdenciários, a atualização cadastral é ainda mais importante para que não haja inconsistências na concessão dos benefícios, além de facilitar o contato entre o INSS e o cidadão.

Confira o passo a passo

– Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;

– Faça login usando senha e usuário do Gov.br;