
A Justiça Eleitoral determinou que o influenciador digital Valcir Pinheiro da Silva, conhecido como “Valcir de Magé”, retire de suas redes sociais um vídeo onde aparece utilizando adesivos de campanha do atual prefeito e candidato à reeleição, Renato Cozzolino (PP). A decisão foi tomada em resposta a uma ação movida pela Federação PSOL-REDE, acusando o conteúdo de propaganda eleitoral irregular.
No vídeo, Valcir realizava uma ação promocional em um supermercado, oferecendo a um cliente a oportunidade de levar todos os produtos que conseguisse pegar em um minuto. Durante a gravação, ele utilizava adesivos com o nome de Cozzolino e do candidato a vereador Felipe Menezes (SDD), o que, de acordo com a petição, configuraria promoção eleitoral ilegal.
A juíza Juliana Andrade Barichello, da 110ª Zona Eleitoral de Magé, acatou o pedido de liminar e determinou que tanto o influenciador quanto o supermercado Rio Sul, que participou da ação, removam o conteúdo. Segundo a magistrada, a postagem em colaboração entre Valcir e o supermercado viola as regras eleitorais, justificando a retirada do material das plataformas digitais.
O vídeo já foi removido das redes sociais de Valcir e do supermercado.