Jornal Povo

Licenciamento anual: Prazo para veículos com placas finais 1 e 2 termina no dia 30 de setembro

O prazo para o licenciamento anual de veículos no Estado do Rio de Janeiro com placas terminadas em 1 e 2 se encerra na próxima segunda-feira, dia 30 de setembro. O processo de licenciamento é totalmente digital, mas para obter o documento que comprova a regularidade do veículo em 2024, é necessário pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), que pode ser emitida no site do Bradesco.

Prazos para outros veículos

Para os veículos com placas terminadas em 3, 4 e 5, o prazo se estende até o dia 31 de outubro. Já para os automóveis com placas finalizadas em 6, 7 e 8, o limite é 30 de novembro. Carros com placas terminadas em 0 e 9 terão até o dia 31 de dezembro de 2024 para regularizar a situação.

Como realizar o pagamento da GRT

A GRT pode ser gerada no site do Bradesco. O motorista deve acessar o site, selecionar “Produtos e Serviços”, clicar em “Serviços” e, em seguida, na aba “Pagamentos”. Dentro da opção “Tributos”, deve-se escolher o item “DETRAN RJ – GRD, DUDA, GRT e GRM” e seguir o processo para gerar o boleto. Para isso, o número do Renavam do veículo será necessário.

Outros pagamentos obrigatórios

Além da GRT, para obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e), é obrigatório estar em dia com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e com eventuais multas de trânsito. Veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV) também precisam apresentar o Certificado de Segurança Veicular (CSV) atualizado, conforme exigido pela Resolução Contran 292/2008.

Acesso ao CRLV-e

Após a quitação de todas as obrigações e a compensação bancária, o motorista pode acessar o CRLV-e digitalmente por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, pelo Posto Digital do Detran.RJ ou no Portal de Serviços da Senatran. Desde 2021, o documento não é mais impresso em papel-moeda, mas pode ser impresso em uma folha comum de papel A4, caso o proprietário prefira.

O CRLV-e também pode ser compartilhado com até cinco pessoas, facilitando o acesso em caso de veículos utilizados por múltiplos condutores, como em uma família. A impressão do documento em um posto de vistoria do Detran.RJ também é uma opção.

Impedimentos para emissão do CRLV-e

Em alguns casos, a emissão do CRLV-e pode ser impedida, mesmo após o pagamento da GRT, IPVA e multas. Entre as razões, estão:

  • Não quitação de GRTs de anos anteriores;
  • Restrições cadastrais por falta de cumprimento de exigências em operações de fiscalização;
  • Necessidade de vistoria veicular para veículos de transporte escolar, coletivo ou de carga.

Se o documento não for gerado, o proprietário deve procurar uma unidade de atendimento do Detran.RJ para verificar o motivo do bloqueio.

O cumprimento do licenciamento anual é obrigatório e garante a regularidade do veículo nas vias públicas, além de evitar multas e apreensões.