Jornal Povo

REAJUSTE DE 47% – NO PRÓXIMO SÁBADO, DIA 19, PROFISSIONAIS DA REDE ESTADUAL DO RIO SE REÚNEM EM ASSEMBLEIA GERAL

             Assembleia do Sepe — Foto: Assessoria do Sepe

CATEGORIA COBRA PAGAMENTO DE PARCELAS SALARIAIS EM ATRASO E CONDIÇÕES MELHORES DE TRABALHO

No próximo sábado (dia 19), o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe) está convocando os trabalhadores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro para uma assembleia geral. 

O encontro ocorrerá no Club Municipal, na Tijuca, a partir das 10h. A primeiro paula a ser discutida na assembleia será a luta por um reajuste salarial de 47%, percentual necessário para compensar as perdas acumuladas nos últimos anos.

Além disso, os profissionais vão exigir o pagamento das parcelas restantes da recomposição acordada em 2021 entre o governador Cláudio Castro e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Até o momento, foi quitada apenas a primeira das três parcelas previstas para cobrir as perdas salariais de 2017 a 2021.

Os trabalhadores também planejam discutir melhores condições de trabalho nas escolas estaduais, que enfrentam uma série de problemas estruturais. Muitas delas sofrem com problemas de infraestrutura que prejudicam o ambiente de ensino. A falta de climatização adequada nas unidades escolares, agravada pelas recentes ondas de calor que atingem o estado, é um dos pontos críticos.

Outro aspecto que será debatido na assembleia é a carência de profissionais concursados na rede estadual. O Sepe critica o governo do estado pela ausência de novos concursos públicos e pela não convocação de todos os aprovados nos processos seletivos mais recentes. A terceirização de serviços administrativos e as contratações temporárias de professores também são motivos de preocupação, já que, segundo o sindicato, essas práticas não resolvem de forma efetiva as necessidades das escolas.

A mobilização visa pressionar o governador Cláudio Castro a tomar “medidas concretas para a valorização dos profissionais da educação e para melhorar as condições de trabalho nas unidades escolares”.