Jornal Povo

PRESOS TENTAM FUGIR E POLICIAL PENAL É FEITO REFÉM EM PRESÍDIO NO RIO

Presos do Complexo de Gericinó fazem policial penal refém em tentativa de fuga — Foto: Reprodução/Fabio Rossi

DETENTOS FORAM TRANSFERIDOS DE UNIDADE E OUTROS COLOCADOS EM ISOLAMENTO

Cinco presos, fezeram um policial penal refém no último domingo, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. O objetivo era fugir da unidade prisional. A ação ocorreu enquanto um detento simulava precisar de atendimento médico. O movimento foi contido pela equipe da unidade e o policial penal não foi ferido.

Segundo informações de fontes da Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap), o policial penal chegou a ser imobilizado em uma das celas. Durante a ação, os presos ainda colocaram fogo em objetos e tentaram obstruir a entrada dos policiais na galeria. Para tentar impedir um estrago maior, os agentes iniciaram uma ação de resposta rápida para resgatar o policial penal. Os agentes teriam feito alguns disparos ara pressionar os detentos a liberar o policial.

Segundo a Seap, a ação foi feita por cinco presos que ocupavam o setor de seguro, uma área reservada a custodiados que precisam ficar isolados do coletivo de preso.

Depois da ação, três dos presos foram transferidos para a Penitenciária Laércio da Costa Pellegrino (Bangu 1), unidade de segurança máxima, e os demais ficaram em isolamento do Presídio Nelson Hungria. Segundo a pasta de Administração Penitenciária, todos vão responder a Procedimento Administrativo Disciplinar.